A COISA FICOU BONITA (TIÃO CARREIRO E PARDINHO) – AULA DE VIOLA – SOLO COM TABLATURA #FÁCIL
Salve, salve, violeiro, violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Na aula de hoje eu vou te explicar um solo de um pagode de viola que é bem fácil de tocar que se chama A Coisa Ficou Bonita da dupla Tião Carreiro e Pardinho. Então acompanhe essa aula até o final para que você não perca nenhum detalhe da explicação, vá pegando a sua viola e vamos nessa!
ESCALA DE MI MAIOR USADA NO SOLO
Bem, antes de eu te explicar sobre esse solo eu vou deixar a escala de mi maior usada nessa música para te ajudar a memorizar mais facilmente o solo da introdução. As escalas em terças (No nosso caso a de mi maior) são combinadas entre os pares, aqui eu vou deixar apenas a parte que iremos utilizar no solo, caso você queira se aprofundar mais sobre o assunto conheça o meu Método Para Aprender A Tocar Viola Caipira Pela Internet, que lá eu abordo esse assunto de uma maneira mais ampla, além de muitos outros assuntos, é claro!
Perceba que podemos observar algumas notas marcadas no retângulo vermelho. Essas notas pertencem a escala, porém, não serão usadas nesse solo. É bom que você pratique a escala completa, até mesmo essas notas em vermelho. Para o solo, a escala deverá ser executada entre os pares 3 e 4, 2 e 3 e 1e 2, basta seguir essas casas na tablatura para memorizá-la.
SOLO – 1º PARTE
Agora que você já conhece a escala vamos iniciar a explicação sobre o solo da música. No primeiro trecho dessa primeira parte, observe que nas seis primeiras notas apenas vamos descer a escala e em seguida voltaremos para as casas 3 e 4, veja na ilustração:
No próximo trecho ainda dessa primeira parte, vamos continuar a escala saindo das casas 3 e 4 do terceiro e segundo par, toque duas vezes nas casas 2 e 4 e nas casas 5 e 7, e em seguida volte para as casas 4 e 5, e antes de iniciarmos a segunda parte toque o quinto par solto, conforme na figura abaixo:
SOLO – 2º PARTE
Nessa segunda parte com exceção das últimas três notas, vamos tocar o quinto par solto antes das casas. Se você praticou a escala de mi maior voltando, você vai ver que é só voltar toda a escala saindo das casas 7 e 9 e alternando com o quinto par solto, super fácil e simples. Veja:
CONCLUINDO
Eu tenho certeza que se você seguir esses passos de que já deverá sair tocando esse solo. Para ficar mais fácil ainda, pratique bem a escala e também pratique cara trechinho separadamente, depois disso junte tudo. Logo mais abaixo vou deixar a cifra completa dessa música juntamente com a tablatura para para você.
E agora eu gostaria saber de você, conseguiu tocar esse solo? Achou fácil, muito difícil? Você conhece alguma música PARECIDA COM ESSA que talvez você tenha INTERESSE em APRENDER? Escreva no CAMPO dos COMENTÁRIOS abaixo que eu vou estar interagindo com você. Um grande abraço e boas violas!
Deixe um comentário