MINHA SERENATA – SOLO DE VIOLA
Olá violeiro! Antes de mais nada permita que eu me apresente. Eu sou o Professor Alex Stocco e hoje você vai aprender a música Minha Serenata – Solo de Viola.
E desde já pra que você fique sabendo esse arranjo é de uma versão da dupla Rio Negro e Solimões. Lembrando também que a música está na tonalidade de A (Lá Maior).
E ainda esse arranjo está para a afinação de Mi Maior, mas também vai servir para as afinações em Ré ou Mib.
Sobretudo, se você ainda possui alguma dificuldade sobre a diferença entre essas afinações Clique Aqui e assista o vídeo ou leia o artigo que eu escrevi no Site Viola Viva explicando sobre isso.
A princípio essa aula vai servir pra você que já possui um conhecimento básico na viola. Caso você esteja começando do zero eu vou deixar um E-book pra você baixar totalmente GRÁTIS.
Contendo todas essas informações e ainda com 10 músicas fáceis e todas com solo. Para baixar basta clicar na imagem.
SOLO DE VIOLA – PRIMEIRA PARTE
Conforme a tablatura nos mostra fique atento as explicações abaixo.
- Em primeiro lugar toque no quinto par na segunda casa e arraste até a casa cinco, em seguida toque novamente na casa cinco. Lembrando que a tablatura não indica esse arraste;
- Agora toque no quarto par na casa cinco, depois no quinto par temos a casa cinco e ainda nessa mesma casa toque no quarto e em seguida no terceiro par, um de cada vez;
- Posteriormente toque ainda na casa cinco no quarto par. Vá para o segundo par e toque uma vez na casa sete e depois faça um ligado da casa cinco para s casa sete e volte para a casa cinco;
- Depois disso toque no segundo par na quinta casa três vezes e em seguida vá para o terceiro par e toque na casa seis, depois na casa cinco e retorne para a casa seis;
- Agora ainda no terceiro par toque na casa cinco fazendo um ligado para a casa seis, depois retorne para a casa cinco, toque no quarto par na casa sete finalizando no terceiro par na casa cinco.
SOLO DE VIOLA – SEGUNDA PARTE
Nessa segunda parte vamos ter um arpejo e além disso a parte final é feita no acordeão e eu adaptei para a viola caipira um solo sextavado. Vejamos como fica.
- Agora no quarto par faça um arraste saindo da casa oito e parando na casa nove. Toque no terceiro par na casa oito, depois no segundo par na casa dez e volte para o terceiro par tocando na casa oito novamente;
- Em seguida toque no segundo par na casa dez, depois no primeiro par na casa nove, volte para o segundo par e toque na casa dez novamente;
- Posteriormente toque no primeiro par na casa nove e faça um arraste até a casa catorze e finalize tocando no primeiro par na casa dez;
- Agora vem a parte do acordeão sextavada na viola. Você deverá tocar no terceiro e no primeiro par ao mesmo tempo;
- No terceiro par toque com o polegar, já no primeiro par toque com o dedo indicador da mão direita;
- Comece tocando nesses dois pares três vezes na casa doze, uma vez na casa dez, uma vez na oito e nove, mais uma vez na casa dez e mais uma vez nas casas oito e nove;
- Agora toque nas casas seis e sete e em seguida toque os dois pares na casa cinco.
- Finalize o solo de viola tocando no quarto par solto, depois ainda no quarto par nas casas dois, quatro e cinco e em seguida toque no terceiro, segundo e primeiro par na casa cinco, uma vez cada par.
MINHA SERENATA – ACORDES
Conforme a ilustração acima, os acordes usados na canção Minha Serenata são bem fáceis. São eles: Lá maior, Mi Maior, Ré Maior e Lá com sétima.
Além disso tome cuidado quando tocar no acorde de Ré maior, para não deixar soar o primeiro par. Para que isso aconteça, tente abafar o primeiro par, ou com o dedo mínimo da mão direita ou com o mínimo da esquerda.
RITMO – VALSA
Agora para tocar a música Minha Serenata – Solo de viola vamos usar o ritmo da Valsa. É um ritmo bem fácil. De acordo com a imagem acima toque com o polegar uma vez para baixo e posteriormente com os outros dedos toque mais duas vezes também para baixo.
CONCLUSÃO
Enfim, hoje você aprendeu a música Minha Serenata – Solo de Viola. E ainda eu te expliquei os acordes e o ritmo da música.
Se você gostou desse tipo de metodologia usada para aprender viola caipira eu gostaria de te convidar para que você conheça o Meu curso online – Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso além de um repertório pensado na sua evolução, com muitas músicas muito famosas, você também terá acesso a uma enorme quantidade de técnicas aplicadas a esse instrumento.
Tudo pensado para que definitivamente aprenda e evolua na viola caipira e faça muito sucesso nas rodas de viola e nas suas apresentações ao vivo. Veja o que alguns sites estão falando sobre esse curso:
Musica e Arte – Os Melhores Cursos de Viola Caipira Online 2023;
Deixe um comentário