VIOLA PAGODEIRA – COMO TOCAR NA VIOLA
Olá eu sou o Professor Alex Stocco. E já de antemão eu gostaria de dizer que nessa aula você vai aprender a música Viola Pagodeira – Como Tocar Na Viola.
Ainda assim, vale lembrar que essa é uma aula pra quem já possui um bom conhecimento na viola. Caso você esteja começando agora eu recomendo que você baixe o Ebook Viola Caipira do Zero.
Nele você vai encontrar toda a explicação básica da viola. E ainda dez músicas fáceis e todas com solo. Mas o melhor de tudo é que você pode clicar nos links dentro dele para ter acesso as aulas em vídeo.
Portanto, se você já ficou interessado, já vá baixando o seu, pois eu não sei até quando ele irá ficar disponível grátis. Clique na imagem para baixar.
Além disso, esse arranjo está para a afinação de Cebolão (Mi maior) mas também vai servir para as afinações de Cebolinha (Ré) ou Mi Bemol.
Caso você possua alguma dificuldade em diferenciar essas afinações Clique Aqui e leia o artigo ou assista o vídeo no Site Viola Viva onde eu explico sobre isso.
VIOLA PAGODEIRA – SOLO – PARTE 1
E antes de tudo, conforme eu já falei anteriormente, pelo fato desse solo ser de um grau de dificuldade de intermediário para avançado, eu estou pressupondo que você já domina a leitura da tablatura.
Dessa forma, eu vou estar abordando na explicação apenas alguns pontos fundamentais para que te auxiliar na leitura desse solo, vamos lá.
- Observe na primeira parte do solo (Até o “Risquinho”), que as mesmas notas que vão, voltam. A diferença na volta é que temos um arraste no quarto par saindo da casa cinco para a casa sete;
- Agora, veja que na segunda parte, depois do “Risquinho”, as notas também vão e voltam. Só que agora, no final, temos algumas notas usando o cromatismo.
VIOLA PAGODEIRA – SOLO – PARTE 2
Conforme a tablatura nos mostra, vamos dar continuidade a explicação do solo Viola Pagodeira. Siga as orientações abaixo:
- Observe que no primeiro momento dessa parte do solo, até o “risquinho” as notas são praticamente iguais as notas do começo da primeira parte, porém, agora não temos o arraste;
- Agora observe que logo depois do “Risquinho” encontramos uma nota com corda solta. Fique atento, pois esse par solto é o quarto par, e a última nota dessa parte encontra-se no quinto par.
VIOLA PAGODEIRA – SOLO – PARTE 3
Em seguida temos a terceira parte do solo. Observe que eu fiz uma divisão dessa parte em três pequenos trechos.
- Sobretudo essa parte do solo vamos fazer com as cordas abafadas. Encoste a parte lateral da mão direita no rastilho da viola, aquela parte branca que fica no centro do cavalete da viola;
- Não pressione muito, é pra ficar bem pouco abafado. Feito isso, siga as casas da tablatura tocando todas as notas abafadas, inclusive as notas no segundo par quando são tocadas soltas e finalize o solo.
CONCLUSÃO
Em conclusão eu podemos dizer que esse é um solo de viola para os violeiros que já possuem uma boa intimidade com o instrumento.
Além disso, pratique cada pequeno trecho, aqueles que estão divididos entre os “Risquinhos”, monte o seu solo separadamente e depois que você já estiver com cada pequeno trecho memorizado, junte tudo e aos poucos vá tentando colocar no tempo.
Não tenha pressa, pra tocar esse tipo de solo é necessário muita paciência. Eu também posso te dizer que se você caiu de para quedas nesse solo, saiba que há toda uma didática até chegar nesse estudo.
Então, se mesmo com toda essa explicação, você ainda sente que possui alguma dificuldade para entender, venha conhecer o meu curso online – Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso você vai encontrar toda uma metodologia pra chegar aos grandes ponteados de viola, e ainda uma série de técnicas aplicadas nesse instrumento, assim você poderá se tornar um verdadeiro violeiro. Para conhecer, clique na imagem abaixo.
Agora veja o que alguns sites estão falando sobre esse curso.
Música e Arte – Top Melhores Cursos Online de Viola Caipira 2023;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Produtos Cinco Estrelas – Viola Caipira Descomplicada.
Deixe um comentário