VÁ PRO INFERNO COM SEU AMOR – POLCA PARAGUAIA
Saudações violeiro! Eu sou o Professor Alex Stocco e estou aqui pra te explicar o solo de viola Vá Pro Inferno Com Seu Amor – Polca Paraguaia.
Em outras palavras, eu vou te explicar esse solo de uma forma que você ainda não viu na viola. E além disso, no vídeo no final desse artigo eu também vou te explicar o ritmo da Polca Paraguaia.
Em primeiro lugar, vale lembrar que eu peguei o solo da música Vá Pro Inferno Com seu Amor na versão de Chitãozinho e Xororó e adaptei para a viola caipira.
Ainda assim, também vale destacar que essa é uma aula pra quem já possui um conhecimento básico na viola. Caso você esteja começando agora baixe o Ebook Viola Caipira do Zero.
Nesse Ebook você vai contar com toda a explicação básica da viola. Além disso, você vai encontrar um repertório com dez músicas muito fáceis e todas com solo.
Além do mais, ao clicar nos links dentro dele você pode assistir as aulas em vídeo. Então, se você já gostou disso tudo, clique na imagem abaixo e garanta logo o seu. Pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
E antes de mais nada, o tom da música Vá Pro Inferno Com Seu Amor está na tonalidade de Mi maior. Além de que esse arranjo está escrito para a afinação de Cebolão (Mi maior).
Vale destacar que esse arranjo também vai servir para a afinação de Cebolinha Ré maior ou Mi bemol. Contudo se você possui alguma dúvida sobre a diferença entre essas afinações eu vou deixar uma dica.
No site Viola Viva eu escrevi um artigo e também publiquei um vídeo explicando sobre a diferença entre essas afinações. Para conferir Clique Aqui.
VÁ PRO INFERNO COM SEU AMOR – POLCA PARAGUAIA
PRIMEIRA PARTE – SOLO DE VIOLA
Conforme a tablatura nos mostra, vamos ter algumas notas no quinto par solto. E ainda teremos uma nota no quarto par solto. Siga as orientações abaixo para entender melhor.
- Inicie nos primeiros dois pares nas casas nove e doze duas vezes. Em seguida toque no quinto par solto, nas casas sete e nove nos primeiros dois pares e depois clique no quinto par solto novamente;
- Posteriormente, toque nos primeiros dois pares nas casas nove e doze duas vezes e ainda no quinto par solto;
- Logo depois, volte para os primeiros dois pares e toque nas casas onze e doze e depois duas vezes nas casas catorze e dezesseis;
- Agora toque novamente no quinto par solto e novamente voltando para os primeiros dois pares toque nas casas onze e doze e ainda toque no quinto par solto;
- Em seguida, nos primeiros dois pares toque duas vezes nas casas catorze e dezesseis e agora toque no quarto par solto. Para terminar essa parte toque nos primeiros dois pares nas casas nove e doze.
SEGUNDA PARTE – SOLO DE VIOLA
Agora, antes de eu explicar essa segunda parte do solo, pratique um exercício com a sua mão direita que tudo ficará mais fácil.
Proponho que você toque com todos os pares soltos. Com o polegar no terceiro e no quarto par ao mesmo tempo, toque o segundo par com o indicador e o quinto par novamente com o polegar.
Dessa forma, ao praticar esse exercício você vai entender a mecânica da mão direita dessa segunda parte do solo. Agora siga as orientações abaixo.
- No terceiro e no quarto par ao mesmo tempo toque duas vezes nas casas doze. Em seguida toque no segundo par solto com o dedo indicador. Aliás, sempre o segundo par vai ser solto e com o dedo indicador da mão direita;
- Logo depois toque o quinto par, que também vai ser sempre solto e então toque nas casas dez e onze no terceiro e no quarto par ao mesmo tempo. Lembrando que as casas sempre estarão no terceiro e no quarto par ao mesmo tempo;
- Em seguida toque no segundo par, depois no quinto par e ainda nas casas oito e nove. Siga tocando, primeiro no segundo par e depois no quinto par e ainda nas casas sete;
- Posteriormente toque no segundo par, no quinto par e depois nas casas cinco. Esse é o padrão. Depois toque no segundo par, no quinto par e depois nas casas três e quatro;
- Agora toque novamente no segundo par, no quinto par e depois nas casas três e quatro. Vamos terminar tocando no segundo par, no quinto par e nas casas um e dois, dois e três e três e quatro.
TERCEIRA PARTE – SOLO DE VIOLA
Observe que conforme novamente a tablatura nos mostra, que essa terceira parte é tocada de maneira idêntica a primeira parte. Então repita toda a primeira parte explicada novamente.
QUARTA PARTE – SOLO DE VIOLA
De acordo com a tablatura, se a terceira parte é exatamente igual a primeira, essa última parte do solo é quase igual a segunda. Veja o que muda.
- Toque tudo igual a segunda parte do solo. Até na última vez que você tocar nas casas um e dois. Então, logo depois toque no segundo par, no quinto par e termine no terceiro e no quarto par soltos;
- Se você preferir, ao invés de tocar no terceiro e no quarto par soltos, no final, você pode entrar com o ritmo da Polca Paraguaia com todos os pares soltos no acorde de Mi maior.
POLCA PARAGUAIA – RITMO
Fica um pouco complicado de eu fazer uma explicação sobre esse ritmo apenas escrevendo. No final do artigo assista ao vídeo para que você entenda melhor.
Desse modo eu vou deixar aqui apenas um contexto escrito. Basicamente você vai descer com o polegar, subir com o indicador, descer novamente com o polegar, subir novamente com o indicador e descer com o dedo polegar da mão direita.
Ainda assim, pense em uma contagem até dois para cada vez que você realizar esses movimentos com a sua mão direita. Comece devagar e acelere aos poucos. (Assista ao Vídeo no final do Artigo).
CONCLUSÃO
Em conclusão, destaco que essa foi uma aula tratando especificamente do solo adaptado para a viola caipira da música Vá Pro Inferno Com Seu Amor na versão de Chitãozinho e Xororó.
Além disso, tratamos do ritmo da Polca Paraguaia, aliás, que por sinal, é o ritmo usado nessa linda canção.
Então, se você gostou desse tipo de abordagem sobre o estudo da viola caipira, venha conhecer o meu Curso Online de Viola – Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso além de você poder contar com um repertório, passo a passo, todo pensado na sua evolução, você também vai ter acesso a todos os conteúdos para que você se torne um verdadeiro violeiro.
Para conhecer o curso, clique na imagem abaixo. Agora, veja nos links que eu deixei nas próximas linhas o que alguns sites estão falando sobre esse curso.
Música e Arte – Top Melhores Cursos Online de Viola 2023;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, funciona ou decepciona?
Cursos de Música na Web – Viola Caipira Descomplicada.
Deixe um comentário