Olá violeiro(a)!
Vários alunos que estão iniciando seus estudos na viola caipira sempre me perguntam: Alex, por que você não faz um vídeo explicando como afinar esse instrumento? Bem, então atendendo aos pedidos resolvi publicar esse conteúdo que certamente irá ajudar, pelo menos um pouco, aos iniciantes sanarem algumas das suas principais dúvidas. Não deixe de ler até o fim, e também é claro, assista o vídeo completo.
É claro que se eu fosse detalhar todos os passos possíveis desse assunto no vídeo, ele ficaria gigantesco, e quem sabe muitos não assistiriam até o fim, portanto resolvi abordar os principais pontos e agora nesse artigo falarei de algumas coisas importantes que ficaram de fora do vídeo, dessa forma, a leitura irá complementar a explicação.
O primeiro ponto a ser tratado é que a afinação de que estamos falando é uma afinação chamada de cebolão. Isso significa que nossa viola será afinada no tom de Mi maior (E), na verdade essa é uma das mais usadas. Bem, contando sempre de baixo para cima cada par será afinado da seguinte forma: O primeiro par, ou seja, as duas cordas são afinadas em Mi (E), o segundo par Si (B), o terceiro par G#, aqui vale lembrar que uma corda é mais fina, já a outra é um pouquinho mais grossa, isso quer dizer que estão em oitavas diferentes. Sobre as oitavas, o mesmo vai valer para os outros pares, então, o quarto par é afinado em Mi (E) e o quinto par em Si (B). Voltando para as oitavas. Oitava significa que uma corda ficará mais grave e a outra mais aguda, porém, as duas possuem sons iguais.
Quanto as letras do alfabeto. As notas musicais todo mundo já ouviu falar, são elas: Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. O que acontece é que como a música é uma linguagem universal, como se fosse um outro idioma, assim, foi adotado um sistema em que todas as notas são reconhecidas da mesma forma em qualquer parte do mundo, desse modo “traduzindo” fica da seguinte forma:
Então para cada nota musical temos uma letra do alfabeto que a corresponde conforme a tabela acima. É assim que encontramos as notas nos afinadores, tanto nos eletrônicos, quanto nos analógicos. Outro fato que não pode ficar de fora é que temos os semitons, ou seja, notas que estão entre quase todas as notas principais, os semitons são chamado de:
Os sustenidos são meio tom acima de cada nota, já os bemóis são meio tom abaixo, e vale lembrar que do Mi (E) para o Fá (F) e do Si (B) para o Dó (C), não temos nenhum desses semitons.
Tá vendo que se a pessoa for iniciante, bem iniciante, fica até difícil de explicar? Mas, é algo que se torna bem fácil e prático com um pouco de tempo e prática com as cifras e com o instrumento. Quanto a isso, quem sabe no futuro posso fazer um vídeo somente sobre essa teoria, e para não nos alongarmos muito, vamos logo para a conclusão!
O exemplo que vou deixar agora vale para todas as cordas ok? Então, partindo do pressuposto de que vamos afinar a primeira corda da viola, Mi (E), com o afinador é claro. Digamos que se ao tocarmos na corda, no afinador aparecer a letra D, que é a nota ré, olhe para a tabelinha acima, a nota D, vem antes da nota E, então dessa forma, devemos apertar a tarracha que corresponde essa corda, até chegarmos na nota E. É bem provável, que ao apertarmos a corda de vagar, ela irá chegar primeiro na nota D#, eis um semi tom, ainda antes da nota E, então, lá vamos nós, apertando mais um pouco, até chegar no E, com o ponteiro do afinador bem no centro, que geralmente quando está afinado, acende um luz verde. Já se a corda passar da nota E, isso é, o ponteiro do afinador estiver acima dela, devemos afrouxar a corda.
É essa a ideia. Vale lembrar, que se a viola estiver muito desafinada, da pra tentar aproximar a afinação de ouvido, usando um instrumento como referência, se não tiver nenhum, no vídeo eu toco todos os pares separadamente, assim, com um pouco de paciência dá pra chegar bem próximo à afinação e depois somente conferir com o afinador.
Olha, vou encerrando por hoje, espero que tenha ajudado, me esforcei o máximo pra ser o mais claro possível, porém, é claro que se a pessoa estiver bem no início, talvez tudo isso ainda não seja suficiente. Então, se ficarem dúvidas, comente, faço questão de publicar outro conteúdo complementando esse. Se estiver gostando, curta, comente, compartilhe com alguém que esteja precisando dessas informações, e, toda semana tem vídeo novo. Abraço, bons estudos, e até semana que vem!
COMO AFINAR SUA VIOLA CAIPIRA (PASSO A PASSO)
Deixe um comentário