DE IGUAL PRA IGUAL – ARRANJO PARA VIOLA
Olá, eu sou o Professor Alex Stocco. E hoje eu vou explicar sobre um clássico muito famoso, De Igual Pra Igual – Arranjo Para Viola.
Em outras palavras eu vou te mostrar todo o passo a passo para você tocar o solo dessa música eternizada por Matogrosso e Matias. Só que na viola caipira.
Além disso, ao longo da explicação eu também vou te mostrar como alguns acordes poder servir de referência para o arranjo desse solo.
Além do mais, mostrarei os acordes e o ritmo dessa música. Lembrando sempre que para você aproveitar melhor essa aula, é necessário que você já possua um conhecimento básico na viola.
Portanto, se você estiver começando agora, eu vou deixar um Ebook com todo esse conteúdo e ainda com trinta cifras com as tablaturas dos solos contido nele.
No Ebook 30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro, além de tudo isso, você também vai contar com os links dentro dele para assistir as aulas em vídeo.
No entanto, se você já gostou de tudo isso, garanta logo o seu, pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
Além disso, essa é uma grande oportunidade também para você que já toca viola, mas pretende aumentar o seu repertório. Então, clique na imagem e baixe o seu.
O tom da música De Igual Pra Igual é Mi maior. A afinação que eu usei é Cebolão (Mi maior), mas também vai servir para a afinação de Cebolinha Ré ou Mi bemol.
Sobretudo, caso você necessite saber mais sobre a diferença entre essas afinações, Clique Aqui e confira uma aula no Site Viola Viva onde eu explico mais sobre isso.
DE IGUAL PRA IGUAL – ARRANJO PARA VIOLA CAIPIRA
Primeiramente, eu vou iniciar a explicação do arranjo do solo de viola. Pra facilitar tudo, eu dividi o solo em três partes e ainda dividi as partes em pequenos trechos.
PRIMEIRA PARTE – ARRANJO DO SOLO (DE IGUAL PRA IGUAL)
- 1 – Em primeiro lugar, imagine uma pestana do acorde de Lá maior na quinta casa. Toque na casa cinco no segundo, terceiro e quarto par, uma de cada vez. E depois no quinto par na casa sete;
- Em seguida, desça as notas da pestana, ou seja, na quinta casa toque no quarto, terceiro e no segundo par, uma de cada vez. E ainda toque no segundo par, arraste até a casa sete e toque na casa cinco;
- 2 – Agora, imagine o acorde de Sol Sustenido menor. Toque no segundo par na casa quatro, no terceiro par na casa três e no quarto par na casa quatro;
- Quando você tocar no quinto par na casa cinco, já estamos com o acorde de Mi com Sétima Maior montado. Agora é só descer nas mesmas notas até o segundo par;
- Então, você vai parar no segundo par na casa quatro certo? Feito isso, toque novamente no segundo par na casa quatro, arraste até a casa cinco e toque novamente na casa quatro;
- 3 – Logo depois, vamos pensar no acorde de Fá Sustenido menor. Pensando assim, toque no segundo par na segunda casa, no terceiro par na primeira casa e no quarto par na segunda casa;
- Posteriormente toque no quinto par na quarta casa, (Essa nota não pertence ao acorde de Fá Sustenido menor) então desça as notas desse acorde até o segundo par.
SEGUNDA PARTE – ARRANJO DO SOLO (DE IGUAL PRA IGUAL)
- 4 – Agora, nessa parte não vamos pensar em nenhum acorde de referência. Trata-se de uma espécie de contracanto. Aliás, se você gosta de Contracantos Clique Aqui para conhecer um super material.
- Então, toque no quarto par na casa sete, no terceiro par na casa cinco, depois seis e no segundo par na casa sete e depois cinco;
- Em seguida, toque no primeiro par na casa cinco e depois na casa sete. No segundo par toque na casa sete. No primeiro par toque na casa quatro e depois sete e finalmente no segundo par na casa cinco;
- 5 – De acordo com a tablatura, observe que o pequeno trecho que vem agora, é da mesma forma com que você tocou lá no início do solo;
- 6 – Observe também que essa pequena parte é tocada de maneira idêntica ao segundo trecho da primeira parte.
TERCEIRA PARTE – ARRANJO DO SOLO (DE IGUAL PRA IGUAL)
- 7 – Conforme a tablatura nos mostra, veja que esse trecho é quase igual ao último trecho da primeira parte. A diferença é que temos no final, o segundo par solto e depois o terceiro par solto;
- 8 – Agora sim. Vamos ao último trecho. Toque no segundo par na casa nove e depois na casa sete. No terceiro par toque na casa oito e depois no quarto par na casa nove;
- Logo depois, toque no terceiro par na casa sete e depois no segundo par na casa sete. Toque ainda no primeiro par na casa sete e arraste até a casa nove e toque novamente no primeiro par na casa sete.
ACORDES E RITMO
ACORDES
Agora, vejamos os acordes usados para tocar o arranjo para viola da música De Igual Pra Igual. São Eles: Mi Maior; Si com Sétima; Fá Sustenido menor; Mi com Sétima e Lá Maior.
Lembrando que alguns acordes que mencionei na explicação do solo não estão listados aqui. Assista ao vídeo no final do artigo para entender melhor a posição dos acordes em relação ao solo.
RITMO
Podemos usar o ritmo do Cateretê lento para tocar essa música, assim, toque duas vezes para baixo, duas vezes para cima e uma vez para baixo.
No entanto, se você for um violeiro mais experiente, pode variar a mão direita em cima de um compasso 4 x 4, aí vale da sua criatividade.
CONCLUSÃO
Em conclusão, essa aula tratou de um tema bem específico: De Igual Pra Igual – Arranjo Para Viola. Se você gostou desse tipo de didática, venha conhecer o Curso Online Viola Caipira Descomplicada.
Esse curso vai servir tanto para você que é iniciante quanto para você que já toca viola caipira. Além de você poder contar com todo um repertório pensado na evolução, você vai encontrar conteúdos como:
- 11 Módulos;
- + de 120 Vídeo Aulas;
- Variações do Recortado do Pagode;
- Escalas;
- Arpejos;
- Dicas Para Tocar de Ouvido;
- Dicas Para Tocar Com o Metrônomo;
- Campo Harmônico;
- Contracantos;
E muito, mais muito mais…Em outras palavras, você vai encontrar tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro. E tem mais:
- Bônus;
- Material em PDF;
- Playbacks;
- Acesso Vitalício;
- Garantia;
Então, para saber mais, clique na imagem abaixo. Agora, veja o que alguns sites super bem conceituados estão comentando sobre esse curso. Clique onde está em Azul e confira você mesmo!
Música e Arte – Tops Melhores Cursos De Viola Caipira Online 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação? Cuidado!
Deixe um comentário