ALELUIA NA VIOLA – INTRODUÇÃO DEDILHADO E CIFRA
Hoje eu vou explicar como tocar uma canção muito emocionante. Aleluia (Hallelujah). Em outras palavras você vai aprender a tocar Aleluia Na Viola – Introdução Dedilhado e Cifra.
Além disso, mesmo que você seja iniciante, com esta aula prática e detalhada, você será capaz de tocar esta música icônica com facilidade e rapidez. Então, prepare a sua viola e vamos começar!
Essa é uma canção muito fácil de tocar na viola caipira, apesar disso, é muito importante que você já possua eu conhecimento básico no instrumento.
Então, pra você que está começando, eu deixei o Ebook 30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro para você baixar gratuitamente.
Nesse Ebook, você contar com todo o básico da viola, além disso, você também vai poder contar com as 30 músicas cifradas e todas com as tablaturas dos solos.
E ainda, com uma grande novidade. Dentro dele é só clicar nos links para assistir as aulas em vídeo. Portanto, se você já gostou, garanta logo o seu, pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
Primeiramente, o tom da canção Aleluia adaptada para a viola caipira é Mi Maior. E a afinação usada é Cebolão (Mi Maior).
Contudo, a cifra e esse arranjo também vai servir para a afinação em Cebolinha Ré ou Mi bemol. Se você precisa saber mais sobre a diferença entre elas, Clique Aqui e confira uma aula no Site Viola Viva, onde eu explico mais sobre isso.
Aleluia Na Viola – Solo de Introdução
O solo de introdução de “Aleluia” é um dos elementos mais reconhecíveis da canção e ajuda a definir o tom emocional da música.
Então, vamos aprender uma versão adaptada para a viola caipira, que é perfeita para quem está começando e quer impressionar logo de cara.
Passo a Passo do Solo:
- – Primeiro Padrão: No acorde de Mi maior com cordas soltas, vamos tocar no quarto par com o polegar, no terceiro par com o indicador, no segundo par com o dedo médio e no primeiro par com o anelar;
- – Transição para o Segundo Padrão: Em seguida, vamos tocar no quarto par com o polegar e depois no quinto par na quarta casa também com o polegar da mão direita;
- – Segundo Padrão: Agora, posicione o acorde de Dó Sustenido menor. Toque no quinto par com o polegar, pule para o terceiro par tocando com o dedo indicador;
- – Logo depois toque no segundo par com o dedo médio e depois no primeiro par com o dedo anelar. Em seguida toque no quinto par com o polegar na casa dois e também na casa quatro.
- – Repita todo esse solo duas vezes e pronto.
Dica: Repita cada parte do solo várias vezes, até que você se sinta confortável e seguro tocando. O segredo para dominar qualquer música está na repetição e na prática cuidadosa!
Aleluia Na Viola – Dedilhado Suave e Ritmado
Nessa parte, em primeiro lugar eu vou apresentar os acordes e em seguida eu vou explicar como ficará o padrão do dedilhado feito em cada um deles.
Acordes:
A canção Aleluia está composta em um compasso de 6X8, ou seja, seis notas em cada compasso. Então o nosso dedilhado deverá conter seis notas em cada acorde. A não ser em uma única ocorrência.
Dessa forma, nos acordes de Mi, Lá e Sol sustenido com sétima, vamos usar o seguinte padrão de mão direita:
Toque no quarto par com o polegar, terceiro par com o indicador, segundo par com o dedo médio, no primeiro par com a anelar, no segundo par com o dedo médio e no terceiro par com o indicador.
Agora vamos ver como fica o padrão desse dedilhado nos demais acordes que são: Dó Sustenido menor e Si com Sétima.
Comece tocando no quinto par com o polegar, no terceiro par com o indicador, no segundo par com o dedo médio, no primeiro par com o dedo anelar, no segundo par com o médio e no terceiro par com o dedo indicador da mão direita.
Aleluia Na Viola – Juntando o Dedilhado Com os Acordes
Logo depois que você tocar a introdução da música Aleluia na viola, observe de acordo com a cifra, que em cima de cada acordes temos um número. Esse número vai definir quantas vezes faremos o padrão de dedilhado em cada acorde.
Agora, nessa parte observe que o acorde de Lá e Si com sétima, na primeira linha está sublinhado. Isso significa que vamos tocar apenas três notas em cada acorde nessa parte.
Então, no acorde de Lá maior, toque com o polegar no quarto par, no terceiro par com o dedo indicador e no segundo par com o dedo médio da mão direita.
Em seguida, no acorde de Si com Sétima, toque no quinto par com o polegar, no terceiro par com o indicador e no segundo par com o dedo médio.
Observe também que na última linha, o último acorde, no Dó Sustenido menor, vamos tocar duas vezes o padrão do dedilhado, conforme eu expliquei acima.
Logo depois, no refrão da música, veja que nos primeiros acordes também vamos tocar duas vezes cada padrão de dedilhado, já nos últimos, tocamos apenas uma vez cada. Terminando entre com a introdução.
Dicas Extras para Melhorar Seu Desempenho
- Pratique Regularmente: Primeiramente, dedique alguns minutos todos os dias para praticar a música. Isso ajudará a memorizar as posições dos dedos e os padrões de dedilhado.
- Assista a Outras Performances: Além disso, assistir a outros músicos tocando “Aleluia” na viola caipira pode dar novas ideias de como interpretar a canção. Observe as variações de ritmo e dedilhado e veja o que você pode incorporar à sua versão.
- Não Se Apressar: No início, toque devagar para garantir que está acertando cada nota. Aumente a velocidade apenas quando se sentir seguro e confiante. A prática consistente e calma leva à perfeição!
Conclusão
Em conclusão, agora que você aprendeu como tocar “Aleluia” na viola caipira Introdução Dedilhado e Cifra, é hora de praticar e compartilhar sua nova habilidade com amigos e familiares!
E ainda, esta música é perfeita para tocar em diferentes ocasiões, desde momentos introspectivos até apresentações em rodas de amigos.
Continue praticando e, em breve, você será capaz de tocar esta linda melodia de forma fluida e natural. Gostou desse tipo de didática? Que tal conhecer o Curso Online Viola Caipira Descomplicada?
Dessa forma, com aulas detalhadas e tudo passo a passo, você vai evoluir na viola caipira de uma forma que nunca imaginou, então, Clique aqui e saiba mais!
Em outras palavras, esse curso vai servir tanto para você que é iniciante quanto para você que já toca viola caipira. Além disso, você vai poder contar com todo um repertório pensado na sua evolução. Você vai encontrar conteúdos como:
- 11 Módulos;
- + de 120 Vídeo Aulas;
- Variações do Recortado do Pagode;
- Escalas;
- Arpejos;
- Dicas Para Tocar de Ouvido;
- Dicas Para Tocar Com o Metrônomo;
- Campo Harmônico;
- Contracantos;
E ainda muito mais… Em outras palavras, você vai encontrar tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro. E tem mais:
- Bônus;
- Material em PDF;
- Playbacks;
- Acesso Vitalício;
- Garantia;
Então, para saber mais, clique na imagem abaixo. Agora, veja o que alguns sites super bem conceituados estão comentando sobre esse curso. Clique onde está em Azul e confira você mesmo!
Música e Arte – Tops Melhores Cursos De Viola Caipira Online 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação? Cuidado!
Deixe um comentário