COMO TOCAR VIOLA CAIPIRA
Primeiramente, nesse artigo eu vou explicar como tocar viola caipira te mostrando um guia completo passo a passo para você aprender online.
E em primeiro lugar, é claro que eu não vou te ensinar como tocar viola apenas nessa aula. No entanto, eu vou te mostrar todo o caminho que você precisa percorrer de uma forma resumida.
Em outras palavras, eu vou te mostrar algumas dúvidas e curiosidades sobre esse assunto. Além de te mostrar alguns acessórios, técnicas, ritmos e acordes mais usados.
Então, não sai daí, mesmo que você já toca viola, porque o que eu vou te mostrar aqui é bem provável que irá servir pra você também!
Além disso, pra te auxiliar ainda mais eu deixei um Ebook pra você baixar gratuitamente. Nele, além do básico na viola, você também vai encontrar 30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro.
Além do mais, todas com as tablaturas dos solos. E ainda, com links externos pra você assistir as aulas em vídeo. Portanto, se você gostou, garanta logo o seu, pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
Porque a Viola Caipira Tem Esse Nome?
Primeiramente, muitas pessoas me fazem essa pergunta. Portanto eu vou explicar de uma forma bem resumida aqui.
A nossa viola caipira é descendente da viola portuguesa. Que foi trazida pelos padres Jesuítas na época do descobrimento do Brasil.
Dessa forma, os padres Jesuítas utilizavam a viola portuguesa para catequizar os índios. Então, o caboclo que vivia nessa época, resolveu construir um instrumento a partir desse modelo.
Entretanto, acabaram adaptando a viola portuguesa às técnicas de construção de instrumentos do país e às peculiaridades da música brasileira.
Assim, desenvolvendo um instrumento totalmente nosso, com uma forma caipira de tocar. E é por isso que chamamos de Viola Caipira, a nossa viola caipira.
Qual é a Melhor Viola Caipira Para Iniciantes?
Antes de tudo, a ideia aqui não é falar de nenhuma marca específica, e sim, se ater a alguns detalhes muito importantes na hora de adquirir seu primeiro instrumento.
E ainda, isso tudo vai depender de quanto você está disposto a investir. Hoje em dia podemos encontrar uma variedade de marcas de diferentes preços.
Então, como a viola caipira possui dez pares que são tocados de dois em dois, a distância entre o par precisa ser curta. Já cada par precisa ser mais afastado do outro.
Em outras palavras, você precisa observar isso, porque, se cada par for afastado e a distância entre os pares for curta, vai ficar difícil de você posicionar os dedos da mão esquerda no braço da viola.
Além disso temos um outro fator. As cordas da viola não podem ser muito altas. Se isso acontecer, você precisará fazer muita força pra pressionar as cordas.
Portanto, a dica aqui é: Se você for comprar uma viola em uma loja física, se possível, leve algum amigo seu que já toca viola para te auxiliar.
Dessa forma, foi isso que eu fiz quando comprei minha primeira viola. Agora, se você for comprar em uma loja online, procure conversar com o vendedor.
Envie mensagem, até se possível, converse via WhatsApp para tirar essas dúvidas. Afinal, o combinado não custa caro.
Além disso, depois de você observar esses detalhes, que são muito importantes, tenha em mente se você já pode investir em uma viola eletrificada.
Ou seja, se a sua viola for eletrificada, já vai ser uma vantagem quando você for tocar para um número maior de pessoas, pois poderá liga-la em um equipamento de som.
Equipamento (Acessórios) Para Começar Tocar Viola
Dedeira
A princípio, a viola caipira é um instrumento que não necessita de muitos acessórios. A Dedeira é um acessório bem importante de ser testado.
Dessa forma, existem vários tipos de dedeiras e também de diferentes tamanhos. Vale muito de você testar qual tipo você vai se sentir mais confortável.
Em outras palavras, eu sugiro que você teste vários modelos e com o passar do tempo escolha aquele que você gostou mais.
Além disso, não existe um modelo “melhor” ou “pior” e sim, existe o modelo com que você se adaptou ou gostou mais.
Portanto a dica aqui é: Não compre uma dedeira muito fina, pois, assim, ela pode quebrar durante uma apresentação e te deixar na mão.
E ainda, se você deixar a unha do polegar crescer, pode optar por não usar nenhum tipo de dedeira.
Capotraste
O capotraste é um acessório que será muito útil, por exemplo, para você ajustar a tonalidade de uma determinada música com maior agilidade.
No entanto, ele só vai servir para você, depois que você já possuir alguma experiência na viola caipira. Então, no vídeo, no final desse artigo, eu recomendo que você assista para poder observar os exemplos que mostrei.
Capa Para Guardar e Transportar a Sua Viola
É bem legal que você possua uma capa para guardar a sua viola, ou até mesmo uma capa mais reforçada ou até mesmo um case, para quando for transportá-la.
Entretanto, quando estiver em casa, procure deixar a sua viola “fora do saco”, pois, caso contrário, muitas vezes você vai ficar com preguiça de pegá-la, só porque está ensacada.
Cabo P10-P10
Se a sua viola for Eletrificada, é necessário que você sempre leve junto com ela um cabo P10-P10, assim, poderá ligar em qualquer equipamento que encontrar.
Pedal de Loop
Não é necessário, porém, pra você que já é mais experiente na viola é um equipamento muito útil, tanto para praticar quanto para se apresentar ao vivo.
Nele você pode gravar as bases dos ponteios e largar pra você tocar o solo em cima dessa base. Inclusive eu tenho um vídeo mostrando como funciona esse pedal.
Pedal de Loop – Construção de Um Pontado Na Viola
Correia ou Alça
Agora eu vou passar uma dica bem simples mas muito importante. Tenha uma alça para a sua viola. Porque?
Então, Muitos alunos me questionam sobre a postura correta de tocar viola. É claro que temos a postura clássica e a postura popular.
No entanto, eu vou fugir totalmente disso. Se liga na dica: Procure variar seus estudos, praticando em pé ou sentado. Gostou dessa? Já comenta aí se você fez isso, e se você conseguiu perceber essa diferença.
Dessa forma, se você só praticar sentado, poderá se atrapalhar quando for se apresentar em pé, ou vice-versa. Pois a maneira com que enxergamos o instrumento é diferente para ambos os casos.
Afinador
Esse acessório é muito importante até mesmo pra você que já toca viola. Ao passo que, você pode comprar um separado, ou pode baixar um aplicativo no seu celular.
Além disso, Vale destacar que alguns captam o som através de um microfone. Portanto, se esse for o caso, certifique-se de afinar a sua viola em um ambiente silencioso para que qualquer outro som não interfira na afinação do instrumento.
Como Tocar Viola – Afinações Mais Usadas
Agora, eu não quero entrar em nenhum tipo de polêmica aqui. Mas, saiba que a viola caipira, por ser um instrumento que possui o que a gente chama de afinação “aberta”, pode ser afinada em qualquer tom.
Ou seja, desde que, você conheça um assunto que a gente chama de Tríades e formação de acordes você pode fazer isso.
De qualquer forma, eu não vou me aprofundar nesse assunto. Mas como esse assunto é bem interessante, eu vou ver se crio um módulo no Curso Viola Caipira Descomplicada explicando como funciona.
Dito isso, agora eu vou listar três tipos de afinação mais usadas na viola caipira:
Cebolão (Mi Maior)
Cebolinha (Ré Maior)
Rio Abaixo (Sol Maior)
Ainda assim, além dessas afinações ainda temos a afinação chamada de Boiadeira e também a afinação Natural, que é quase igual a do violão.
Lembrando que tanto a afinação de Cebolão Mi, quanto a afinação em Ré, a maneira de tocar é a mesma. As escalas e os acordes e tudo mais são iguais.
Contudo, o que vai mudar é apenas a tonalidade. Em outras palavras, a afinação em Ré fica um tom abaixo da afinação em Mi.
Inclusive, se você quiser saber mais sobre a diferença entre essas duas afinações, Clique Aqui e confira uma aula no Site Viola Viva onde eu explico mais sobre isso.
Ao contrário das outras afinações de Rio Abaixo (Sol), Boiadeira e Natural, ou qualquer outro tipo de afinação, a maneira de posicionar os acordes e escalas mudam totalmente.
Agora, se você me perguntar, qual é o tipo de afinação melhor pra iniciar na viola caipira? Eu diria que a melhor afinação pra começar a tocar viola caipira é a de Cebolão Mi maior.
Ao passo que essa é uma afinação muito usada. E ainda, com a afinação em Mi, você vai conseguir encontrar muito mais material disponível aqui na internet.
Portanto a dica é: Comece com o Cebolão em Mi, entenda bem essa afinação, adquira experiência e depois quando você adquirir “Bagagem” caso seja do seu interesse, explore os outros tipos de afinação pra somar com o seu aprendizado.
Como Tocar Viola Caipira – Tablatura
A Tablatura é a representação gráfica dos cinco pares da viola caipira. Dessa forma, cada linha representa um par.
Assim, em cada linha vamos encontrar um número. Esse número representa em qual casa devemos tocar. Essa é uma ferramenta muito útil para o seu aprendizado.
Mesmo que você seja iniciante eu recomendo que você aprenda ler Tablatura. Muitas vezes, quando você já possui uma boa leitura, a tablatura já basta pra você aprender um ponteado na viola caipira.
Além disso, pra te ajudar ainda mais, eu vou deixar um link pra você aprender a ler tablaturas agora mesmo. E ainda aprender o ponteado da canção Tentei te Esquecer de Matogrosso e Mathias.
Aprenda Ler Tablaturas: Como Tocar Viola Caipira
Técnicas Básicas
A viola caipira possui algumas técnicas que são um pouco parecidas com as técnicas usadas no violão. Ainda assim, tanto no violão quanto na viola se faz necessário criar independência em ambas as mãos.
Entretanto, como esses instrumentos possuem afinações diferentes, todos os acordes e também as escalas possuem “desenhos” ou formas diferentes.
Dedilhado/Ponteado
Na viola, por exemplo, existem alguns ponteados que alternamos o solo principal com alguns pares soltos.
Isso faz com que o ponteado se torne preenchido, além de trazer a sensação de que há mais do que um instrumento sendo executado.
Quando o assunto é como tocar viola caipira, é essencial praticar as técnicas de cada mão separadamente para adquirir a mecânica dos dedos e depois juntar as duas mãos aos poucos.
Do mesmo modo com que eu disse a respeito da tablatura, eu também vou deixar um vídeo apresentando 10 dicas muito úteis pra você começar e também pra você que já toca viola.
Inclusive eu explico sobre uma das técnicas mais usadas na viola e também te ensino como aplicar em uma ESCALA.
Então, depois dessa aula assista a esse vídeo que eu tenho certeza de que vai te ajudar.
10 Dicas Para Você Começar Na Viola Caipira
Pestana
Como eu já falei antes, a viola é instrumento musical de afinação aberta. Então, a Pestana é fundamental para tocar viola caipira.
Portanto procure separar um tempo para praticar esse tipo de acorde. Comece com a pestana de Lá maior, na quinta casa que é um pouco mais fácil.
Ligados/Arrastes
Esses são dois dos ornamentos mais usados na viola caipira. O ligado é quando usamos apenas um toque para soar duas ou mais notas. Existem os beliscados também.
Por outro lado, o arraste é uma técnica que usamos para levar o som de uma nota partindo de uma determinada casa parando em outra.
Ritmos Básicos
Praticar os ritmos também é muito importante para quem quer tocar viola caipira. Procure começar com ritmos fáceis como Valsa, Toada, Cururu, Cateretê Lento, Guarânia entre outros.
Dessa forma, para você entender melhor tudo isso, assista vídeo sobre a explicação desses ritmos e ainda aplicando cada um deles em trechos de algumas músicas muito famosas.
4 Ritmos Fáceis Na Viola Caipira
Alguns Acordes Básicos Para Começar Tocar Viola Caipira
Agora, eu vou listar quatro acordes bem básicos pra você começar na viola agora mesmo. São eles: Mi Maior, Mi com Sétima, Si com Sétima e Lá Maior.
Além disso, no vídeo abaixo eu também explico esses acordes e também como aplicá-los em algumas canções muito famosas da viola caipira.
4 Músicas Fáceis Com 4 Acordes Na Viola Caipira
Conclusão
Em conclusão, agora que você já sabe tudo o que você precisa saber sobre como tocar viola caipira, é só assistir os vídeos que eu recomendei e também se quiser navegar pelo site, fique a vontade.
Porém, se você quiser pegar um caminho pronto para acelerar o seu aprendizado, venha conhecer o Curso Online Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso você vai aprender a tocar, desde os primeiros acordes até os ponteados dos pagodes mais famosos na viola caipira.
m outras palavras, esse curso vai servir tanto para você que é iniciante quanto para você que já toca viola caipira. Além disso, você vai poder contar com todo um repertório pensado na sua evolução. Você vai encontrar conteúdos como:
- 11 Módulos;
- + de 120 Vídeo Aulas;
- Variações do Recortado do Pagode;
- Escalas;
- Arpejos;
- Dicas Para Tocar de Ouvido;
- Dicas Para Tocar Com o Metrônomo;
- Campo Harmônico;
- Contracantos;
E ainda muito mais… Em outras palavras, você vai encontrar tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro. E tem mais:
- Bônus;
- Material em PDF;
- Playbacks;
- Acesso Vitalício;
- Garantia;
Então, para saber mais, clique na imagem abaixo. Agora, veja o que alguns sites super bem conceituados estão comentando sobre esse curso. Clique onde está em Azul e confira você mesmo!
Música e Arte – Tops Melhores Cursos De Viola Caipira Online 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação? Cuidado!
Deixe um comentário