
APRENDA NA VIOLA A CANETA E A ENXADA TOTALMENTE PONTEADA NA VIOLA CAIPIRA
Nesse artigo eu vou te explicar tudo o que você precisa saber para que você aprenda a tocar na viola a música Caneta e a Enxada totalmente ponteada na viola caipira. Uma composição de Teddy Vieira, que foi eternizada por diversos artistas da música sertaneja.

A CANETA E A ENXADA PONTEADA – PARTE 1
Em primeiro lugar, a minha viola está afinada em cebolão (Mi maior) e o tom da música eu também vou estar passando nesse tom. Lembrando que a música original está meio tom abaixo.
Vamos iniciar com a parte ponteada da introdução. Observe que as notas estão sendo tocadas uma de cada vez. Procure memorizar o solo, primeiramente, até a parte que está marcada nessa primeira imagem.

Depois que você memorizar as notas do ponteado até a casa 9, memorize também separadamente a próxima parte que também esta marcada na foto da tablatura abaixo.

Veja que as notas que estão descendo nessa parte, são praticamente as mesmas que estão subindo, com exceção da casa 5 no quarto par. Agora, para você tocar essa parte final, posicione a mão esquerda fazendo um desenho de acorde conforme a próxima ilustração.

Se você fizer dessa forma facilitará muito a memorização do ponteado. Finalize essa parte seguindo as notas da tablatura normalmente, lembrando que as últimas três notas são tocadas nos pares 3 e 4 ao mesmo tempo.

Bem, se você seguiu os passos recomendados até aqui, apenas vamos repetir tudo isso com exceção das últimas três notas. Observe.

A CANETA E A ENXADA PONTEADA – PARTE 2
Essa parte é a melodia cantada da música mas conforme o prometido vamos tocar a música A Caneta e a Enxada totalmente ponteada.
Para isso vamos tocar nos primeiros dois pares ao mesmo tempo. Para facilitar essa explicação eu dividi o solo dessa parte em quatro pequenos trechos. Veja que quase todas as notas são tocadas de duas em duas.

Veja que as partes que estão na cor vermelha são os pequenos trechos separados. Agora vamos continuar tocando nos primeiros dois pares ao mesmo tempo e logo abaixo você poderá observar os últimos dois trechos do nosso ponteado.

Nesses últimos dois pedacinhos do nosso ponteado de viola, como você pode ver, as notas estão organizadas de forma diferente. As vezes não se repetem, as vezes se repetem de duas em duas, de três em três, de quatro em quatro.
Procure decorar e também praticar cada pequeno trecho do ponteado separadamente. Depois que você já tiver com o ponteado na “ponta dos dedos” vá juntando tudo e comece a praticar no tempo da música.
CONCLUSÃO
Só para confirmar, os demais versos são tocados da mesma maneira que eu acabei de explicar. E também vale lembrar que ao final de cada verso você deverá tocar novamente o ponteado da introdução da música.
Provavelmente se você chegou até aqui seguindo todas as instruções desse artigo é praticamente inevitável que você não aprenda a tocar A Caneta e a Enxada totalmente ponteada na viola caipira.
Lembrando que a cifra e a tablatura completa dessa música está logo abaixo. Caso você esteja começando na viola, Clique Aqui e confira uma aula de viola nível zero com tudo que você precisa saber para começar agora mesmo na viola.
Se você deseja aprender a tocar viola caipira já começando com um repertório que contém os principais clássicos desse mágico instrumento e ainda ter acesso as técnicas mais quentes da viola, Clique Aqui e conheça um método muito poderoso de viola.
Deixe um comentário