A CAPA DO VIAJANTE SOLO DE VIOLA E CIFRA COMPLETA
Olá! Nessa aula eu vou estar te explicando sobre a música A Capa do Viajante Solo de Viola e Cifra Completa.
É uma música que contém um solo muito fácil e simples e ainda com uma letra que é de arrepiar! Então fique comigo ao longo desse artigo, pegue a sua viola e siga os passos para que você ao final já saia tocando a moda A Capa do Viajante.
A CAPA DO VIAJANTE – ACORDES USADOS NA MÚSICA
Inicialmente eu gostaria de dizer que a minha viola está afinada em cebolão (Mi maior) e o tom da música está em sol maior. Optei por deixar a canção no tom original.
Bem, se você estiver começando agora na viola caipira, pode ser que tenha um pouco de dificuldade para fazer esses acordes que estão na tonalidade de sol maior. Portanto vá com calma e sem pressa.
Memorize cada um deles, pratique cada um separadamente e somente depois disso tente partir para a cifra da música.
Os acordes usados são: Sol, Ré7, Dó e Lá. Abaixo eu já vou deixar o diagrama deles para que você já vá tentando executá-los.
Perceba que todos os acordes estão em forma de pestana. Isso pode fazer com que você acabe “cansando” a mão esquerda conforme você for tocando a música.
Existe uma possibilidade de você substituir a pestana do acorde de ré com sétima deixando apenas o dedo um no quarto par da segunda casa, mas para que isso fique correto você vai deverá abafar o primeiro par.
No acorde de dó maior você pode fazer o mesmo, ou seja, deixar apenas o dedo um no quarto par da terceira casa. No acorde de dó maior você não precisa abafar o primeiro par.
Já nos acordes de sol e lá, você pode usar o dedo dois da mão esquerda para reforçar a pestana. Acompanhe na ilustração abaixo:
A CAPA DO VIAJANTE – RITMO
O ritmo usado para tocar a música A Capa do Viajante da dupla Jacó e Jacozinho é um caterete. Você deverá tocar duas batidas para baixo, uma para cima e outra para baixo com a mão direita:
A CAPA DO VIAJANTE – SOLO DE VIOLA
Para você tocar a primeira parte do solo de viola da música A Capa do Viajante você deverá seguir os passos:
- Essa parte do solo é tocada apenas nos dois primeiros pares;
- Preste atenção que temos alguns arrastes;
- No final dessa parte temos uma “beliscada” mantenha o dedo um pressionado no primeiro par da casa sete, acrescente o dedo Três na casa oito, puxe a corda para baixo para soar a casa sete novamente.
Agora eu vou te explicar a segunda parte do nosso solo de viola. Essa é a parte final do solo que vamos tocar entre os versos da música.
Para você tocar essa parte do solo siga as orientações a seguir:
- Veja que temos os mesmos arrastes da primeira parte;
- Para tocar a “beliscada” nessa parte, siga os mesmos passos acima, só que agora veja que estamos nas casas dez e oito. Pressione o dedo três na casa dez;
- As últimas notas do solo vão mudando de pares.
CONCLUSÃO
Como você pode ter percebido o solo é muito simples e fácil de tocar, não tem nenhum segredo, basta ir seguindo as casas e o passo a passo que acabei de te mostrar que você já vai sair tocando esse solo de viola.
Como eu disse anteriormente, se você estiver começando agora na viola, pode ser que a maior dificuldade vai estar nos acordes mesmo. Mas nada que um pouco de prática não solucione o problema.
Se você estiver gostando desse tipo de metodologia de ensino para a viola caipira, Clique Aqui e conheça agora um método para você iniciar já tocando os principais clássicos da música caipira e ainda aprender as mais quentes técnicas usadas na viola.
Agora eu gostaria de saber se você já conhecia essa música, e também se você conseguiu aprender a tocar essa moda. Deixe nos comentários abaixo que eu estarei te respondendo. Um abraço e boas violas!
Deixe um comentário