A FERRO E FOGO COMO TOCAR O SOLO DE VIOLA
Nesse artigo eu vou te ensinar sobre a música A Ferro e Fogo Como Tocar o Solo de Viola da introdução. Mais um lindo pagode gravado por Tião Carreiro e Pardinho, então vamos lá!
Antes de mais nada é muito importante que você já esteja com a sua viola afinada e de preferência em mãos, mas acima de tudo, procure entender a explicação e pratique tudo devagar.
Contudo, se você estiver iniciando na viola, talvez necessite de algumas explicações prévias a este artigo. Se esse for seu caso, baixe totalmente Grátis o Ebook Viola Caipira do Zero clicando na imagem abaixo.
APRENDENDO O SOLO DE VIOLA
Antes de tudo a minha viola está afinada em Cebolão (Mi maior) e o tom da música também é mi maior, mas você pode aprender esse solo na afinação em ré ou mi bemol que também vai dar certo.
COMO TOCAR O SOLO DE VIOLA – EXPLICAÇÃO 1
Separei o solo em quatro partes. Nessa primeira tablatura que você pode observar logo abaixo contamos com duas partes. Note que a primeira parte possui uma pequena diferença em relação a segunda.
- Na parte um começamos o solo com o quinto par solto;
- Além disso tocamos o segundo par solto e também no segundo par a casa quatro;
- No primeiro par tocamos a casa cinco e em seguida a casa quatro;
- Agora faça um ligado tocando na casa dois puxando a corda para baixo para a nota soar solta;
- Imediatamente após fazer o ligado toque mais uma vez no primeiro par solto movimentando a dedeira para cima, isso vai fazer com que você ganhe mais velocidade;
- Em seguida vá para o segundo par e toque na casa quatro e faça um ligado agora da casa dois para a casa quatro;
- Finalize essa parte tocando o primeiro par na segunda casa;
- Posteriormente a parte dois dessa tablatura não possui o quinto par solto ao passo que todas as demais notas permanecem iguais.
COMO TOCAR O SOLO DE VIOLA – EXPLICAÇÃO 2
- Agora veja que tanto a terceira parte quanto a quarta são exatamente iguais;
- Inicie tocando o quinto par solto e em seguida toque o quarto par primeiramente na casa cinco e em seguida na casa quatro;
- Posteriormente temos um ligado na casa dois do quarto par. Toque a casa dois e puxe para baixo para soar o par solto, só tome cuidado para NÃO tocar o terceiro par junto;
- Em seguida toque o segundo par solto com o dedo indicador da mão direita e agora toque o quinto par na casa quatro;
- Então faça um ligado no quinto par, agora da casa dois para a casa quatro. Mantenha casa dois pressionada com o dedo um e “martele” o dedo três na casa quatro;
- Finalize tocando o quarto par na casa dois;
- Agora veja novamente que a parte quatro fica sendo de maneira idêntica a parte três.
SOLO DE VIOLA – PASSAGEM
Até aqui eu pude te explicar o solo completo da introdução da música. Além disso, temos um pequeno solo de passagem que é feito sempre após a segunda linha de cada verso.
É uma passagem bem simples, só preste atenção que as primeiras cinco notas estão no segundo e no terceiro par. Já as últimas duas notas encontram-se no terceiro e quarto par. Basta seguir as casas.
A FERRO E FOGO – ACORDES USADOS
Bem, a intenção desse artigo é que você aprenda como tocar o solo de viola da introdução da música A Ferro e Fogo, ainda assim eu vou deixar pra você logo abaixo os acordes usados na canção.
São eles: Si com sétima, mi maior, fá sustenido e si maior.
CONCLUSÃO
Enfim, conforme eu já disse lá no início desse artigo, isso é apenas o início dos seus estudos. Depois que você ler toda a explicação, volte e comece a praticar todo o passo a passo.
Acima de tudo, procure memorizar todos os passos e passe a praticar lentamente e em seguida vá acelerando aos poucos. Como resultado você terá um solo feito no tempo correto e limpo.
Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe nos comentários que eu estarei te respondendo e se você gostou desse tipo de metodologia de ensino, Clique Aqui e saiba mais sobre meu método de viola online.
Abaixo segue a vídeo aula complementar e o PDF da cifra completa com a tablatura para você baixar totalmente GRÁTIS. Um abraço e boas violas.
Deixe um comentário