AOS OLHOS DE DEUS (GOIANO E PARANAENSE)
Olá, eu sou o Professor Alex Stocco. Primeiramente, nessa aula você vai aprender o solo de viola da linda moda Aos Olhos de Deus (Goiano e Paranaense).
E antes de mais nada, essa é uma aula pra quem já possui um conhecimento básico na viola. Caso você esteja começando agora, eu vou deixar um Ebook pra você baixar totalmente Grátis!
Sobretudo, neste Ebook, você vai ter acesso a toda a explicação básica da viola caipira e ainda dez músicas muito fáceis e todas com solo. Para baixar clique na imagem.
SOLO – (PRIMEIRA PARTE) – AOS OLHOS DE DEUS (GOIANO E PARANAENSE)
A primeira vista esse arranjo está para a afinação de Cebolão (Mi maior). Mas também vai servir tanto para a afinação em Cebolinha Ré ou Mi bemol.
Se você ainda possui alguma dificuldade em saber sobre a diferença entre essas afinações, Clique aqui e assista ao vídeo, ou leia o artigo onde eu explico sobre isso no site Viola Viva.
Em primeiro lugar, o tom dessa linda moda está em Si maior. Eu dividi esse solo em 7 passos para ficar mais fácil de você entender. Siga atentamente as orientações abaixo.
- 1 – Primeiramente faça os harmônicos de Si maior, tocando do quarto par para baixo no traste da casa sete;
- 2 – Agora vamos fazer um arpejo em cima do desenho do acorde de Si maior.
- Toque no quinto par na quarta casa, no quarto par na segunda casa, no terceiro par na terceira casa, no segundo par na quarta casa.
- Em seguida faça um ligado no primeiro par saindo da segunda casa até a casa quatro. Toque novamente no primeiro par na segunda casa e depois toque no segundo par na quarta casa e em seguida no segundo par na segunda casa;
- 3 – Posteriormente vamos fazer um arpejo em cima do acorde de Fá Sustenido.
- Toque no quinto par na sétima casa, no quarto par na sexta casa e no terceiro par na quinta casa e ainda no terceiro par na casa oito;
- Agora toque novamente na oitava casa fazendo um arraste até a casa dez. Em seguida toque ainda no terceiro par na casa sete e depois no quarto par na casa nove e depois na casa sete.
SOLO (SEGUNDA PARTE) – AOS OLHOS DE DEUS (GOIANO E PARANAENSE)
- 4 – Agora vamos repetir o primeiro arpejo que fizemos no início do solo. Só que o final é diferente.
- Toque no quinto par na quarta casa, no quarto par na segunda casa, no terceiro par na terceira casa e no segundo par na quarta casa. Depois disso toque novamente no segundo par na quarta casa fazendo um arraste até a casa nove e toque mais uma vez na casa nove;
- 5 – Logo depois toque no primeiro par na casa sete fazendo um arraste até a casa doze. Em seguida toque na casa onze e depois na casa sete. Finalize esse passo tocando no segundo par na casa sete;
- 6 – Agora faça novamente um arraste no primeiro par, saindo da casa sete até a casa onze e ainda no primeiro par toque na casa nove e depois na casa seis. Finalizando esse passo tocando no segundo par na casa sete;
- 7 – Então faça o último passo tocando no quarto par fazendo um arraste na casa onze até a casa sete e toque novamente na casa sete.
RITMO E ACORDES
Conforme a ilustração acima, nessa moda, vamos usar o ritmo do Cururu. Toque para baixo, para cima, para baixo novamente e abafa.
Os acordes usados nessa canção são apenas dois. O Si maior e o Fá sustenido com sétima.
CONCLUSÃO
Enfim, conforme dito lá no início essa foi uma aula pra quem já possui um conhecimento básico na viola.
Acima de tudo se você pretende começar na viola ou até mesmo evoluir de uma forma eficiente venha conhecer o meu Curso Online de Viola Caipira – Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso além de você poder contar com um repertório todo pensado na sua evolução, você ainda terá acesso as mais quentes técnicas usadas nesse instrumento pra como resultado você se tornar um verdadeiro violeiro. Clique na imagem abaixo pra conhecer.
Agora veja o que alguns sites estão falando sobre esse curso online de viola:
Música e Arte – Os Melhores Cursos Online de Viola Caipira 2023;
Produtos Cinco Estrelas – Viola Caipira Descomplicada Funciona?
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada;
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada Vale a Pena?
Deixe um comentário