APRENDA TOCAR PAGODE DE VIOLA – PASSO A PASSO
Olá violeiro, olá violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Hoje eu vou te explicar todos os passos para você tocar o tão sonhado pagode de viola, ou, o recortado do pagode de viola com uma didática bem simples e fácil. Então se você já gostou da ideia, fique comigo até o final dessa aula para poder entender toda a explicação, pegue a sua viola e vamos lá.
PAGODE DE VIOLA – MÃO DIREITA
Em primeiro lugar é muito importante que você entenda os movimentos da mão direita. Dividi os movimentos em duas partes iguais sendo assim: para baixo, para cima, para baixo, para baixo novamente e para cima. Para você entender o tempo pode contar assim: 1, 2, 3, 1, 2. Depois disso você deverá repetir o mesmo movimento, conforme na ilustração abaixo.
Pratique de uma forma mais lenta no início para você ir se acostumando com os movimentos, depois vá acelerando aos poucos junto com os desenhos que eu vou explicar no próximo passo.
PAGODE DE VIOLA – MÃO ESQUERDA
Bem, agora na mão esquerda teremos três desenhos de acordes, o primeiro pertence ao acorde de si maior. Procure atacar os pares mais de cima da cordas. Esse desenho de acorde você vai tocar na terceira batida da mão direita.
Agora teremos mais um desenho que também faz parte do acorde de si maior, esse desenho você vai tocar na quinta batida da mão direita, bem na subida.
O próximo desenho vai iniciar dentro do acorde de si maior, porém, vamos fazer um arraste das casas dois e quatro, para as casas quatro e cinco, finalizando no acorde pertencente ao de mi maior. Esse desenho de acorde deverá ser feito na oitava batida da mão direita e depois disso pode soltar e tocar as ultimas batidas da mão direita com todas as cordas soltas.
Você pode repetir esses passos várias vezes até se sentir seguro para ir para o próximo passo que são as abafadas. Aqui vamos fazer uma espécie de rasgueado antes de abafar as cordas. Com a sua mão direita desça dedo por dedo nas cordas, partindo com o dedo indicar, depois o médio, anelar até chegar no dedo mínimo. Depois disso abafe as cordas com a parte lateral da mão direita.
Você deverá fazer essas abafadas na primeira, na quarta, na sexta e na nona batida da mão direita conforme na ilustração abaixo.
De modo geral o pagode ou o recortado de viola aparece repetindo todo esse processo por duas vezes seguidas, mas há casos sim que ele aparece apenas um vez. Lembrando que essa é apenas uma das muitas variações que existem nos pagodes de viola. Eu acredito que essa seja uma das variações mais fáceis de se executar.
CONCLUINDO
Agora o próximo passo é você praticar por várias e várias vezes todo esse processo para que você vá se acostumando com esses movimentos. Pratique de uma forma bem lenta no início e vá acelerando aos poucos para que você consiga fazer com que o som saia bem “limpo”. Abaixo eu vou deixar uma vídeo aula para que você consiga entender melhor toda essa explicação. E só para lembrar aqui neste Blogger você vai encontrar várias músicas que utilizar algum tipo de variação de pagode, basta navegar aqui.
E aí, conseguiu aprender essa variação? Eu gostaria de saber se você conseguiu entender todas as partes e também se ficou com alguma dúvida. Você já sabia tocar alguma variação de pagode? Deixe a sua opinião no campo dos comentários que eu estarei respondendo e tirando suas dúvidas. Um forte abraço e boas violas, valeu!
Deixe um comentário