AULA DE PONTEADO NA VIOLA – ALELUIA INSTRUMENTAL
Primeiramente, se você gosta de pontear a sua viola, hoje você vai aprender nessa aula de ponteado na viola – Aleluia Instrumental.
E ainda, você vai tocar esse ponteado só com um dedo, se você quiser, e também vamos usar apenas um par de cordas na viola.
Portanto, fique comigo até o final para que você aprenda tudo bem certinho e é claro, depois dessa aula você vai surpreender a todos com essa moda instrumental.
Em primeiro lugar, apesar de ser um ponteado bem fácil, é necessário que você já possua um conhecimento básico no instrumento.
Então, eu deixei um Ebook com toda a parte básica na viola e ainda com 30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro. Ainda mais, todas com as tablaturas dos solos pra você baixar Grátis.
Além disso, dentro dele você pode clicar nos links externos para assistir a cada aula em vídeo. Dessa forma, se você gostou disso, garanta logo o seu, pois eu não sei até quando ficará disponível.
Introdução – Aula de Ponteado – Aleluia Instrumental
Primeiramente esse arranjo do instrumental ponteado na viola – Aleluia está para a afinação de Cebolão (Mi Maior).
Contudo, vai servir também para a afinação de Cebolinha Ré ou Mi bemol. Além disso se você quiser saber mais sobre a diferença entre essas afinações, Clique Aqui e confira uma aula no Site Viola Viva onde eu explico mais sobre isso. Tom: E (Mi Maior).
Primeiramente, para a gente tocar a introdução da música Aleluia Instrumental na viola, vamos tocar um dedilhado uma vez.
Então, nesse dedilhado, vamos usar todos os pares da viola. Essa ainda não é a parte que vamos solar com um dedo apenas. Tudo bem?
- Comece tocando no quarto par solto com o polegar. Depois no terceiro par com o dedo indicador. Toque no segundo par com o dedo médio e ainda no primeiro par com o dedo anelar;
- Em seguida, toque no quarto par com o polegar novamente. Observe que até aí todos os pares estão soltos;
- Logo depois, no quinto par toque na casa quatro e depois na casa dois;
- Agora toque no terceiro par solto com o indicador, depois no segundo par na segunda casa com com o dedo médio e ainda no primeiro par solto com o dedo anelar.
Primeira Parte
Agora, vamos para a melodia cantada. Essa aqui sim, você poderá tocar apenas com um dedo da mão esquerda.
Além disso, observe que eu disse que vamos tocar o ponteado instrumental usando apenas um par. Porém, além do segundo par, vamos usar o terceiro par solto. Mas é bem fácil.
- Então, toque no terceiro par solto. Agora, toque quatro vezes no segundo par solto e depois três vezes no segundo par na segunda casa. Repita essas notas. Observe na tablatura;
- Em seguida, toque no segundo par solto. Depois toque três vezes no segundo par na segunda casa. Depois toque no segundo par solto, no segundo par na segunda casa e no segundo par solto;
- Posteriormente, toque no terceiro par solto, no segundo par na segunda casa e no segundo par solto.
Segunda Parte
- Comece essa parte do ponteado de viola tocando no terceiro par solto. Agora, todas as próximas notas estão no segundo par;
- Então, toque quatro vezes no segundo par solto e depois duas vezes na segunda casa. Toque novamente na segunda casa e arraste até a casa quatro e toque novamente na casa quatro;
- Em seguida, toque na casa quatro e arraste até a casa cinco. Agora toque mais três vezes na casa cinco;
- Posteriormente, toque na casa cinco e arraste até a casa sete. Toque mais duas vezes na casa sete. Toque uma vez na casa cinco, toque novamente e arraste até a casa sete. Toque mais três vezes na casa sete;
- Agora toque na casa sete e arraste até a casa nove e toque novamente na casa nove. Toque duas vezes na casa sete e uma vez na casa cinco.
Refrão
Agora, vamos para o refrão do nosso ponteado na viola instrumental – Aleluia. Veja que você pode tocar só com um dedo, tanto a primeira quanto a segunda parte e ainda o refrão.
- Inicie tocando no terceiro par solto. Agora, toque no segundo par solto e depois três vezes na segunda casa e ainda uma vez no segundo par solto;
- Logo depois, toque no terceiro par solto três vezes. Em seguida, toque no segundo par solto, depois duas vezes na segunda casa e duas vezes solto novamente;
- Posteriormente, ainda no segundo par, toque na casa nove, depois na casa dez, toque na casa nove e ainda na casa sete e depois na casa cinco.
Acordes – Aula de Ponteado – Aleluia Instrumental
Pode ser que você decida tocar esse ponteado na viola instrumental – Aleluia, com alguém para te acompanhar. Dessa forma eu deixei os acordes na tablatura para facilitar esse acompanhamento.
Então, os acordes usados são:
- E – Mi Maior
- C#m – Dó Sustenido menor
- A – Lá Maior
- B7 – Si com Sétima
- G#7 – Sol Sustenido com Sétima
Conclusão
Em conclusão, nessa aula de ponteado na viola – Aleluia Instrumental, você aprendeu como tocar essa linda canção totalmente ponteada na viola.
Se você gostou desse tipo de metodologia de ensino e deseja se aperfeiçoar no instrumento, venha conhecer o Curso Online Viola Caipira Descomplicada. Nele eu te explico desde os primeiros acordes até os pagodes mais famosos da viola.
Em outras palavras, esse curso vai servir tanto para você que é iniciante quanto para você que já toca viola caipira. Além disso, você vai poder contar com todo um repertório pensado na sua evolução. Você vai encontrar conteúdos como:
- 11 Módulos;
- + de 120 Vídeo Aulas;
- Variações do Recortado do Pagode;
- Escalas;
- Arpejos;
- Dicas Para Tocar de Ouvido;
- Dicas Para Tocar Com o Metrônomo;
- Campo Harmônico;
- Contracantos;
E ainda muito mais… Em outras palavras, você vai encontrar tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro. E tem mais:
- Bônus;
- Material em PDF;
- Playbacks;
- Acesso Vitalício;
- Garantia;
Então, para saber mais, clique na imagem abaixo. Agora, veja o que alguns sites super bem conceituados estão comentando sobre esse curso. Clique onde está em Azul e confira você mesmo!
Música e Arte – Tops Melhores Cursos De Viola Caipira Online 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação? Cuidado!
Deixe um comentário