AULA DE VIOLA – NADA MUDOU (FÁCIL)
Você sabia que o solo dessa música pode ser feito na viola de uma forma bem simples e fácil? Primeiramente deixa eu te explicar. Antes de tudo fique comigo nessa aula de viola – Nada Mudou.
Apesar de ser um arranjo feito no piano eu adaptei para a viola na tonalidade de Lá Maior e você precisa ver o quão simples ficou. No entanto vale lembrar que essa é uma versão da dupla Di Paullo e Paulino.
Além disso toda a explicação que você irá encontrar nessa aula de viola estão totalmente direcionadas para essa música. Caso necessite de algo mais básico baixe Grátis o Ebook Viola Caipira do Zero.
NADA MUDOU – SOLO DA INTRODUÇÃO
Desde já eu quero esclarecer que a minha viola está na afinação de cebolão (Mi Maior) e o tom da música como já foi dito anteriormente será em Lá Maior.
Inicialmente posicione o acorde de Lá maior no braço da viola e retire o dedo número dois. Logo em seguida siga as instruções abaixo:
- 1 – Toque separadamente o segundo par na segunda casa e em seguida o terceiro par na primeira casa. Faça isso três vezes;
- Agora mantenha os dedos posicionados e acrescente o dedo quatro na terceira casa do segundo par e logo depois retire o dedo quatro e toque no segundo par na segunda casa;
- Posteriormente toque separadamente o segundo par solto e o terceiro par solto, também por três vezes;
- Logo depois toque o segundo par na segunda casa e em seguida solto;
- 2 – Posicione o dedo número um na casa nove e o dedo número dois na casa dez;
- Imediatamente toque separadamente a casa nove no primeiro par e a casa dez no segundo par. Também por três vezes;
- Agora mantenha os dedos um e dois posicionados nas casas nove e dez, acrescente o dedo número três no primeiro par da casa dez e toque uma vez, solte o dedo três e toque no primeiro par na casa nove;
- Conforme fizemos anteriormente, vamos posicionar os dedos um e dois, só que agora o dedo número um deverá ficar na casa sete e o dedo dois na casa nove;
- Toque separadamente a casa sete no primeiro par e a casa nove no segundo par por três vezes;
- Assim como já fizemos, vamos manter os dedos posicionados, agora nas casas sete e nove e acrescentamos o dedo três no primeiro par da casa nove, tocamos uma vez, soltamos e em seguida tocamos novamente no primeiro par na casa sete;
- E finalmente toque no as casas nove e dez ao mesmo tempo uma vez, finalizando o solo.
Conforme você pôde perceber na explicação com a tablatura, esse solo ficou muito simples e fácil, dessa maneira, basta praticar por alguns minutos e sair tocando.
NADA MUDOU – ACORDES USADOS
Bem como o solo explicado anteriormente, os acordes dessa música também são muito fáceis. São eles: Lá Maior, Ré Maior, Mi Maior e Lá com sétima, veja:
Só uma observação aqui. De acordo com a explicação do solo, o acorde de Lá Maior utilizado no início da introdução deverá ser esse que você está vendo acima.
AULA DE VIOLA – NADA MUDOU – RITMO DA MÚSICA
Ao contrário da gravação original dos Federais, o ritmo que foi usado na versão da dupla Di Paullo e Paulino foi um Caterete Lento. Você deverá tocar duas vezes para baixo, duas vezes para cima e novamente uma vez para baixo.
CONCLUSÃO
Conforme eu te falei lá no início, apesar desse solo ser tocado no piano, da maneira com que eu te expliquei aqui nessa aula de viola, tudo ficou muito simples e fácil.
Além disso, os acordes e o ritmo também ficaram bem simples e eu tenho certeza que com poucos minutos de pratica você já deverá sair tocando a música Nada Mudou.
Agora que você já aprendeu tudo o que você precisava saber sobre isso é só colocar tudo em prática.
Quer se aprofundar um pouco mais sobre viola caipira? Que tal conhecer um método de viola caipira online que vai te levar a aprender mesmo começando do zero até as mais quentes técnicas aplicadas na viola? Clique Aqui e saiba mais!
Se restou alguma dúvida deixe nos comentários que eu estarei respondendo com o maior prazer. Um abraço e boas violas!
Deixe um comentário