
BARCO DE PAPEL PONTEADO NA VIOLA
Hoje você vai aprender um lindo modão muito famoso, Barco de Papel Ponteado na Viola.
E antes de mais nada, só pra esclarecer, essa é uma canção do Trio Parada Dura que fez e ainda faz muito sucesso. Nesse artigo eu vou te explicar o ponteado em 4 passos muito fáceis.
Contudo, é necessário que você já obtenha alguns conhecimentos prévios na viola para que você possa estar entendendo melhor o contexto dessa aula.
Nesse sentido, caso você esteja iniciando na viola e ainda não possua esses conhecimentos eu vou deixar pra você baixar totalmente GRÁTIS o Ebook Viola Caipira do Zero.

BARCO DE PAPEL – PONTEADO
E antes que eu inicie a explicação, eu só gostaria de lembrar que a minha viola está afinada em Cebolão (Mi maior) e o tom da música também é Mi maior.
PRIMEIRO PASSO
Agora acompanhe na tablatura e siga as orientações abaixo dos 4 passos que eu vou estar te explicando cada um deles separadamente.

- 1 – Conforme a tablatura nos mostra comece nos dois primeiros pares tocando-os ao mesmo tempo fazendo um arraste saindo das casas três e quatro até as casas quatro e cinco;
- Em seguida toque mais cinco vezes nas casas quatro e cinco;
- Agora nas casas sete e nove toque uma vez e depois toque novamente fazendo um arraste até as casas nove e dez;
- Logo depois toque nas casas cinco e sete, fazendo um ligado no primeiro par até a casa sete e posteriormente puxe a corda para baixo para soar novamente o primeiro par na casa cinco.
SEGUNDO PASSO

- 2 – Ainda nos dois primeiros pares, comece agora tocando nas casas quatro e cinco fazendo um arraste até as casas cinco e sete;
- Em seguida toque mais cinco vezes nas casas cinco e sete, lembrando que sempre os dois pares estão sendo tocados ao mesmo tempo;
- Agora toque uma vez nas casas nove e dez e depois toque novamente fazendo um arraste até as casas onze e doze;
- Logo depois toque novamente nas casas nove e dez uma vez, depois nas casas sete e nove também uma vez e toque nas casas quatro e cinco;
- Aqui temos um ligado semelhante ao da primeira parte. Toque nos dois pares ao mesmo tempo, depois no primeiro par faça o ligado até a casa cinco, e puxe o primeiro par para baixo para soar novamente a casa quatro.
TERCEIRO PASSO

- 3 – Agora vamos usar o primeiro e o terceiro par tocados ao mesmo tempo. Toque o primeiro par com o dedo indicador e o terceiro par com o polegar da mão direita;
- Comece fazendo um arraste saindo das casas dez e onze até a casa doze;
- Logo depois toque mais cinco vezes na casa doze;
- Em seguida toque uma vez nas casas onze e doze e depois toque novamente fazendo um arraste até as casas treze e catorze;
- Posteriormente toque uma vez na casas doze e uma vez nas casas dez e onze.
QUARTO PASSO

- 4 – Agora para finalizarmos o nosso ponteado na viola vamos fazer um arraste no terceiro par saindo da quinta casa e parando na sétima casa;
- Depois disso toque no primeiro par na casa sete;
- Em seguida toque três vezes ao mesmo tempo o primeiro e o terceiro par na casa sete;
- Agora toque o quinto par solto uma vez e depois toque o terceiro e o primeiro par ao mesmo tempo na casa cinco;
- Toque novamente o quinto par solto e na sequencia toque no terceiro e no primeiro par ao mesmo tempo nas casas três e quatro;
- Da mesmo forma vamos tocar o quinto par solto e em seguida no terceiro e primeiro par ao mesmo tempo nas casas um e dois uma vez e posteriormente o terceiro e o primeiro par soltos.
CONCLUSÃO
Em conclusão você pode perceber que esse ponteado ficou bem simples e fácil de ser tocado na viola caipira. Procure praticar cada passo separadamente, de vagar e depois junte tudo.
Procure também sempre ter paciência, pois desde que você esteja evoluindo, é válido aprender bem uma lição para depois ir para a próxima.
Por outro lado se você pretende acelerar os seus resultado só que de uma maneira organizada, eu vou deixar um link para que você possa estar conhecendo o meu Curso de Viola Caipira Online.
Você vai se surpreender com a quantidade de conteúdo que você vai encontrar lá. Clique Aqui e confira, você ainda vai me agradecer por isso. Um abraço e boas violas!
Deixe um comentário