COMO LER TABLATURAS NA VIOLA
Muitas pessoas que estão iniciando a sua jornada nesse instrumento procuram informações sobre como ler tablaturas na viola. Primeiramente, nessa aula, eu vou te ensinar mais do que isso.
Além de você aprender como ler tablaturas na viola eu vou te ensinar um solo de uma música sertaneja muito famosa da dupla Matogrosso e Mathias que eu adaptei para a viola caipira.
Apesar disso eu não vou entrar em muitos detalhes além da explicação da tablatura. Então caso você necessite de uma explicação do zero, eu vou deixar um Ebook Viola para você baixar totalmente GRÁTIS!
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA TABLATURA
Antes de mais nada eu vou te explicar os principais fundamentos básicos para você começar a entender a tablatura. Em primeiro lugar a tablatura nada mais é que os pares de viola representados por cinco linhas.
Sobre tudo a primeira coisa que você precisa entender é que as linhas da tablatura estão invertidas em relação aos pares da viola. Veja:
Ou seja, o primeiro par que encontra-se em baixo na viola, na tablatura é o que está em cima. Já o quinto par que se encontra em cima na viola, na tablatura está em baixo. Na imagem eu inverti a viola pra você entender melhor.
Além disso os números que você vai encontrar em cima das linhas da tablatura não são os números dos dedos e sim correspondem as casas do braço da viola.
Nesse sentido aqui vai uma dica muito importante. Observe na sua viola e veja quantas “bolinhas” ela possui. Essas “bolinhas” que você poderá estar vendo no braço da sua viola, chamamos de marcações.
A maioria das violas possuem quatro marcações. Se esse é o caso da sua viola, a primeira marcação está na quinta casa, a segunda na sétima casa, a terceira na nona casa e finalmente a quarta marcação está na décima segunda casa.
Então confira na sua viola quantas marcações ela possui e analise em qual casa ela começa e posteriormente confira em quais casas elas estão. Isso vai facilitar muito pra você encontrar as casas da tablatura na sua viola.
COMO LER TABLATURAS – TENTEI TE ESQUECER
Agora vamos usar o solo da música Tentei te Esquecer da dupla Matogrosso e Mathias para você entender como funciona essa leitura. Abaixo eu vou deixar a tablatura com algumas anotações e eu vou te explicando ao longo desse texto.
ARRASTE
O arraste é um pequeno risco entre dois números (Casas). Você deverá tocar na primeira casa que aparece entre eles e sem tocar novamente, mantendo o dedo pressionado, você deverá levar o som até a próxima casa.
CORDAS SOLTAS NA TABLATURA
Conforme você pode observar na tablatura acima quando aparecer o número zero você deverá tocar aquele par em que o número se encontra, solto. Ou seja, sem pressionar nenhum dedo na corda.
Pode ser que que as vezes apareça dois pares tocados soltos ao mesmo tempo. Dessa forma você deverá identificar quais pares que você tocará.
CORDAS TOCADAS AO MESMO TEMPO NA TABLATURA
Sempre que você encontrar duas notas, uma em cima da outra em pares diferentes, você deverá tocá-las ao mesmo tempo. Da mesma forma pode acontecer com três ou mais pares.
Agora com todas essas explicações prévias vamos para o nosso solo. Basta seguir as casas da tablatura e as explicações acima que vai dar certo, porém, tenha muita paciência.
- Comece tocando o quarto par na segunda casa uma vez e em seguida toque no terceiro par a terceira casa, posteriormente a quinta casa e depois disso faça um arraste da casa cinco para a casa sete;
- Agora toque o quinto par solto, e depois toque o quarto par solto. Essas duas notas vão enfeitar seu solo;
- Logo depois faça um arraste no terceiro par da casa sete para a casa oito e no mesmo arraste volte até a casa três;
- Em seguida no quarto par faça um arraste da casa dois para a casa quatro;
- Depois que você fizer o arraste, toque o terceiro e o quarto par na casa dois ao mesmo tempo;
- Agora toque o quarto par na segunda casa, o terceiro par na terceira casa e o segundo par na segunda casa;
- Posteriormente permaneça no segundo par tocando nas casas quatro e cinco, uma vez de cada, faça um arraste da casa cinco para a casa sete, toque uma vez na casa sete, uma vez na casa cinco e uma vez na casa quatro. Toque mais uma vez na casa cinco e em seguida na casa sete e faça um arraste da casa sete para a casa nove;
- E agora finalize no terceiro par tocando na casa cinco e em seguida na casa dois, posteriormente na casa três, voltando mais uma vez na casa cinco e finalmente toque no terceiro e quarto par ao mesmo tempo na casa dois.
COMO LER TABLATURAS – CONCLUSÃO
Bem como eu já te falei anteriormente é preciso muita paciência, principalmente para quem está começando. O ideal é você memorizar o solo, fazendo isso com poucas notas.
Por exemplo, memorize três notas, posteriormente memorize seis notas e aos poucos vá juntando as partes que você já tiver memorizado, até decorar o solo completo. Depois tente ir praticando lentamente até chegar no tempo normal do solo.
Aqui vai mais uma dica. Depois que você já estiver com o solo decorado, procure testar com quais dedos da mão esquerda você está se saindo melhor. Posteriormente siga praticando sempre com os mesmos dedos.
Enfim somente com a sua persistência e dedicação você irá conseguir os resultados que você pretende. Por outro lado se você quiser se aperfeiçoar com um guia que lhe mostrará tudo aquilo que você precisa fazer eu te convido a conhecer o meu Método de Viola Caipira Online.
Com ele você já sai tocando, mesmo começando do zero e o melhor de tudo é que ainda você terá acesso as mais quentes técnicas desse instrumento, como variações de pagode, escalas, ritmos, arpejos e muito mais. Clique Aqui e conheça todo o conteúdo do método Viola Caipira Descomplicada.
Deixe um comentário