COMO TOCAR “BANDEIRA BRANCA” – SOLO DE VIOLA
Olá, hoje eu vou ensinar a você como tocar Bandeira Branca – Solo de Viola de Tião Carreiro e Pardinho. Além do solo eu também vou te mostrar uma técnica que vai te ajudar muito no desenvolvimento da mão direita, vamos lá.
BANDEIRA BRANCA – EXERCÍCIO PARA O SOLO DE VIOLA
Com a minha viola afinada em cebolão (Mi maior) eu vou te mostrar uma técnica que vai te ajudar a superar uma dificuldade que a maioria dos violeiros possuem, inclusive eu. Mas que técnica seria essa?
Essa técnica nada mais é que um exercício para você praticar a sua mão direita separadamente. Pratique esse padrão que eu vou te mostrar sem fazer nenhuma nota na mão esquerda.
Pratique somente com as cordas soltas. Observe o padrão na imagem:
Para que isso funcione você deverá tocar o quinto par uma vez com o polegar, depois duas vezes no quarto par também com o polegar e uma vez no segundo par com o dedo indicador da mão direita.
Isso no primeiro exemplo. Já no segundo exemplo, siga o mesmo padrão só que em vez de tocar no quarto par com o polegar, você deverá tocar no terceiro par.
Pratique isso antes mesmo de partir para o solo de viola. Essa técnica é usada em muitos outros ponteados como “Nove Nove, “Faca que Não Corta” por exemplo.
COMO TOCAR BANDEIRA BRANCA – SOLO DE VIOLA
Bem, se você já entendeu o exercício agora é por em prática. Você deverá praticar essa técnica todos os dias se quiser obter um bom resultado. Reserve pelo menos uns dez minutos diários para praticar somente o exercício.
Feito isso, vamos ao nosso solo de viola. Veja que as notas do solo seguem praticamente o exercício proposto acima, portanto fique atento as notas na tablatura.
Para que você consiga tocar o solo de viola Bandeira Branca se atente aos seguintes passos:
- Observe que o solo é baseado nos exercícios só que agora com as notas na mão esquerda;
- A parte que eu marquei em vermelho é a hora que o padrão muda para o terceiro par;
- Veja também que na parte marcada em vermelho temos um ligado “beliscado”;
- Fique atento nas notas em que o quinto par não está solto;
- Foco na consistência, no começo demora até sincronizarmos as notas;
- Pratique de vagar, vá acelerando aos poucos.
Agora veja, se você estiver iniciando na viola caipira, pode ser que primeiramente você precise de uma boa base antes de partir para esse solo, abaixo vou deixar o link para que você possa baixar um EBOOK totalmente grátis, nele você vai encontrar todos os passos necessários para começar da maneira correta.
CONCLUSÃO
Esse solo de viola é um solo muito querido pelos violeiros, porém, existe toda uma metodologia que é essencial até chegarmos nele.
É muito importante que o violeiro evolua através de etapas, subindo degrau por degrau e para isso é legal ter um método em que você possa confiar para garantir a sua evolução.
Se você já está cansado de ficar somente repetindo os solos e demais dicas de viola na internet e pretende evoluir e desenvolver uma independência no instrumento, ou até mesmo iniciar do zero, eu te convido a conhecer o meu método de viola caipira.
Nele, além de você aprender um repertório com músicas muito famosas na viola passo a passo, degrau por degrau, eu também te ensino as mais quentes técnicas aplicadas na viola caipira.
Além disso você vai aprender como funciona a parte musical e com isso conquistar a sua independência no instrumento. Se quiser saber mais Clique Aqui e veja a quantidade de conteúdo que você vai aprender.
Deixe um comentário