COMO TOCAR JEITÃO DE CABOCLO NA VIOLA
Saudações violeiro! Professor Alex Stocco e hoje eu vou explicar como tocar Jeitão de Caboclo na viola. Aliás, na verdade essa explicação trata mais especificamente do solo de viola da versão do cantor Daniel.
Primeiramente, vale lembrar que é muito importante que você já possua um conhecimento básico na viola para aprender esse solo.
Contudo, caso você esteja começando agora eu vou deixar um Ebook pra te ajudar. Esse Ebook também vai servir pra você que pretende aumentar seu repertório.
30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro. Além das cifras, esse Ebook também contém as tablaturas de todos os solos das 30 músicas. E ainda toda a explicação básica da viola caipira, é claro.
Sobretudo, a grande novidade é que em cada cifra você poderá clicar nos links para assistir a aula de cada música em vídeo.
Portanto, se você já gostou de tudo isso, já vai clicando na imagem abaixo e garanta logo o seu, pois eu não sei até quando ficará disponível.
COMO TOCAR JEITÃO DE CABOCLO NA VIOLA
Em primeiro lugar a minha viola está afinada em Cebolão (Mi maior) e o tom dessa música é Lá maior. Porém esse arranjo vai servir tanto para a afinação de Cebolinha Ré ou Mi bemol.
Ainda assim, caso você queira saber mais sobre a diferença entre essas afinações Clique aqui e assista a aula onde eu falo sobre isso no site Viola Viva.
PRIMEIRA PARTE – JEITÃO DE CABOCLO – SOLO DE VIOLA
De acordo com a tablatura eu dividi essa primeira parte em três pequenos trechos para facilitar a explicação. Siga as orientações.
- 1 – No quarto par faça um arraste da casa oito até a casa nove. Toque no terceiro par na casa oito. Toque também no segundo par na casa dez;
- Em seguida toque no terceiro par na casa oito, no segundo par na casa dez e no primeiro par toque na casa dez arrastando até a casa doze;
- Logo depois, toque no segundo par nas casas: dez, nove, dez e ainda na casa doze.
- 2 – Agora comece tocando no primeiro par na casa dez. E no segundo par toque nas casas: Doze, nove, doze e nove. Toque também no terceiro par na casa dez e no segundo par na casa dez;
- Posteriormente toque no terceiro par nas casas: Dez e depois na oito. E no quarto par toque na casa dez e depois na casa nove.
- 3 – Logo depois, toque no quinto par na casa dois e depois no quarto par solto e ainda no quarto par na casa cinco. Agora repita, toque o quarto par solto e novamente na casa cinco;
- Ainda no quarto par toque na casa três, no quarto par solto, no quarto par na casa um e toque novamente no quarto par na casa um e arraste até a casa dois. Toque no quinto par na casa três.
SEGUNDA PARTE – JEITÃO DE CABOCLO – SOLO DE VIOLA
Conforme a tablatura, observe que nessa parte eu dividi o solo em dois pequenos trechos. Leia também essas orientações:
- 1 – Comece fazendo as notas no quinto par todas ligadas. Na casa dois, na casa três, volte para a casa dois e também o quinto par solto. (Tudo Ligado);
- Agora vamos passar pelas notas do acorde de Mi maior. Então toque no quinto par na quinta casa, no quarto par na quarta casa, no terceiro par na terceira casa e no segundo par na casa cinco;
- E ainda toque no terceiro par na sexta casa fazendo um ligado para a casa cinco. Toque também no quarto par na casa sete e depois na casa cinco.
- 2 – Logo depois toque no quinto par na casa dois. Toque no quarto par solto e agora essas próximas três notas toque no terceiro e no quarto par juntos;
- Assim sendo, toque nas casas um e dois e em seguida toque no terceiro e no quarto par soltos;
- Para terminar, toque todas as notas a seguir no terceiro e no segundo par ao mesmo tempo. Primeiramente soltos, casas um e dois, duas vezes nas casas três…
- Toque novamente nas casas um e dois, volte para as casas três, os dois nas casas quatro e finalize tocando nos dois pares nas casas cinco.
CONCLUSÃO
Em conclusão, essa aula tratou especificamente do solo adaptado para a viola caipira da canção Jeitão de Caboclo na versão do cantor Daniel.
Pratique cada pequeno trecho separadamente, depois memorize o solo completo para então finalmente juntar tudo. Depois disso vá praticando o solo lentamente e acelere aos poucos.
Dessa forma você estará aprendendo com eficiência. Pois é necessário que as notas soem com clareza e precisão.
Além disso, se você gostou desse tipo de metodologia de ensino para a viola caipira, está iniciando agora, ou até mesmo deseja se aperfeiçoar no instrumento conheça o Viola Caipira Descomplicada.
O Viola Caipira Descomplicada é um curso online de viola onde você encontra um repertório todo montado pensando na sua evolução.
E ainda você também contar com as escalas, variações do recortado do pagode, dicas pra tocar de ouvido, arpejos, contracantos e muito, mais muito mais!
Em outras palavras no curso online Viola Caipira Descomplicada você vai encontrar tudo o que você precisa saber para se tornar um verdadeiro violeiro. Para conhecer clique na imagem abaixo.
Agora veja o que alguns sites famosos estão comentando sobre esse curso. Clique nos links azuis e confira você mesmo.
Música e Arte – Top Melhores Cursos Online de Viola Caipira 2024;
Vale A Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, funciona ou decepciona?
Deixe um comentário