
COMO TROCAR AS CORDAS DA VIOLA
Olá, eu sou o Professor Alex Stocco e hoje eu vou te ensinar como trocar as cordas da viola. Além disso, ao longo desse artigo eu vou estar te mostrando várias dicas muito valiosas relacionadas a esse assunto.
E antes de mais nada, se você estiver começando na viola, eu vou deixar um Ebook que vai abrir todos os caminhos pra você começar na viola do zero e ainda com dez músicas fáceis e todas com solo. Para adquirir totalmente GRÁTIS basta clicar na imagem abaixo.

RETIRANDO AS CORDAS
Em primeiro lugar eu vou retirar todas as cordas da viola utilizando um encordoador, ou um enrolador de cordas. É interessante retirar todas as cordas pra que a gente possa fazer uma limpeza no braço da viola.

Apenas retire todas as cordas da sua viola. Caso você não possua o encordoador, retire sem ele mesmo. Talvez leve um pouquinho de tempo a mais.

LIMPANDO O BRAÇO DA VIOLA
Agora observe que, com todas as cordas da viola retiradas, que no braço está acumulado um resíduo. Devido o suor, poeira e outros fatores também.

Então para realizarmos a limpeza, vamos passar um lustra móvel. Pode ser um que você tenha na sua casa.
Posteriormente espalhe bem o produto no braço da viola. Em seguida pegue um palito de dente e passe nos dois lados dos trastes para retirar o resíduo acumulado.

Logo depois passe uma flanela para retirar todo o excesso do produto. E em seguida passe novamente uma outra flanela mais seca e lustre todo o braço da viola. Pronto, concluímos a primeira parte do nosso ritual.
COLOCANDO AS CORDAS NA VIOLA
Agora que você já realizou a limpeza no braço vamos colocar as cordas na viola. Então só por curiosidade, na minha viola eu vou estar colocando as cordas Cobra da Giannini.
Ao passo que existem outras marcas de cordas que eu também gosto de usar, como D’Adário, Nig ou Strinberg.
Nesse sentido, após você escolher a corda do seu gosto, observe que na “cabeça” de cada corda tem uma cor diferente para cada par, sendo assim:
- 1º Par – Prata;
- 2º Par – Roxo;
- 3º Par – Verde;
- 4º Par – Preto;
- 5º Par – Vermelho.
Sendo assim, agora coloque a corda no buraco da tarraxa passando somente uma vez no buraco. (Isso vai evitar que você perca tempo quando precisar trocar a corda em um tempo hábil).
Logo depois enrole a corda até que seja formado uma espécie de “carretel” para que a corda não fique toda enleada.

Os primeiros dois pares não possuem uma ordem específica entre eles, ao passo que tanto faz colocar a primeira corda do primeiro par, ou a segunda corda, por exemplo.
Por outro lado a partir do terceiro par temos que seguir uma ordem específica, ou seja, sempre a corda grossa de cada par vai primeiro. Em outras palavras fica assim: Grossa, fina, grossa, fina, grossa, fina.
Ainda assim, somente afine a sua viola depois que você já estiver colocado todos os pares. Observe também a distancia entre os pares. Eles devem ficar com a mesma distancia que eles ficam entre eles, tanto no capotraste, quanto no rastilho da viola. Confira na imagem:


Depois que você tiver feito todo o trabalho não se esqueça de descartar as cordas usadas além das embalagens no lixo de material reciclável. A natureza agradece.
AFINANDO A SUA VIOLA
Nesse artigo eu não vou te ensinar a afinar a sua viola, porém, eu vou te indicar que assista algumas aulas, ou leia outros artigos que eu já escrevi sobre explicando sobre isso.
Dessa forma Clicando Aqui você será direcionado até uma vídeo aula que vai te mostrar todos os passos para afinar a sua viola.
Além disso, para que você entenda a diferença entre a afinação de Cebolão (Mi maior) e Cebolinha (Ré maior), Clique Aqui para assistir um vídeo onde eu também te mostro isso.
Outro ponto fundamental, se você possui um afinador no seu celular, eu também vou deixar um link com as frequências aproximadas desses dois tipos de afinação.
Para conferir Clique Aqui e acesse lá no meu Instagram. Aproveita e já me siga lá também.

CONCLUSÃO
Bem hoje você aprendeu como trocar as cordas da viola. Em conclusão eu vou deixar no final desse artigo uma vídeo aula para complementar essa explicação.
Lembrando que esse vídeo que você poderá estar conferindo lá no YouTube também está presente no meu Curso Online de Viola Caipira – Viola Caipira Descomplicada.
Portanto se você deseja aprender a tocar viola mesmo começando do zero, ou se aperfeiçoar nesse instrumento maravilhoso e fazer muito sucesso nas suas rodas de amigos, ou até mesmo nas suas apresentações ao vivo confira agora mesmo clicando na imagem abaixo.

Veja também o que alguns sites estão mostrando sobre esse curso:
Música e Arte – Os Melhores Cursos de Viola Caipira Online 2023;
E por último não deixe de clicar nos links que eu deixei nesse artigo para que dessa forma você possa estar complementando o seu conhecimento. Um abraço e boas violas.
Deixe um comentário