DESTRAVE A MÃO DIREITA COM ESSE SOLO
Antes de tudo hoje eu vou te mostrar uma técnica para que você destrave a mão direita com esse solo. O solo que você vai aprender aqui nessa aula é de um Pagode chamado A Grande Cilada de Tião Carreiro.
Sobretudo eu também gostaria de esclarecer que essa é uma aula que exige alguns conhecimentos prévios na viola. Casos você ainda não possua esses conhecimentos eu vou deixar um Ebook pra você baixar totalmente GRÁTIS. Basta clicar na imagem.
DESTRAVE A MÃO DIREITA COM ESSE SOLO – PARTE 1
Antes de mais nada, só pra esclarecer, esse arranjo foi feito para a afinação de Cebolão (Mi Maior). Mas você pode usar na afinação de Cebolinha (Ré Maior), ou até mesmo em Mi bemol.
Ainda mais, se você tiver alguma dúvida sobre a diferença entre essas afinações leia o artigo que eu publiquei na Site Viola Viva falando sobre isso. Ou, até mesmo assista ao vídeo clicando no link.
Primeiramente eu vou te explicar sobre a técnica usada na mão direita e logo em seguida eu vou te explicar também o solo da introdução desse lindo pagode de viola.
- No quinto par você deverá tocar com o P = Polegar da mão direita;
- Já no segundo par você tocará com o I = Indicador;
- Em seguida no terceiro par você tocará novamente com o dedo P = Polegar;
- E finalmente no primeiro par você deverá tocar com o dedo I – Indicador novamente.
Nesse sentido eu recomendo que você pratique essa técnica usada na mão direita separadamente. Pois eu acredito que essa parte que vai dar um pouco mais de trabalho.
O restante do solo, ou seja, as casas usadas você vai perceber que é a parte mais fácil.
Em outras palavras sempre antes de você tocar em qualquer casa, você deverá tocar primeiramente no quinto par e em seguida no segundo par. Depois disso é que você deverá tocar nas casas.
DESTRAVE A MÃO DIREITA COM ESSE SOLO – PARTE 2
Do mesmo modo que você tocou a primeira parte do solo, agora nessa segunda parte, também você irá continuar com a mesma técnica usada na mão direita.
Em contrapartida ocorre uma mudança no final. Depois que você tocar nas últimas casas cinco, tanto no terceiro par quanto no primeiro, a técnica usada na mão direita é interrompida.
- No quarto par você deverá tocar na casa sete e em seguida toque no segundo par solto;
- Em seguida toque no quarto par na casa nove e posteriormente toque no terceiro par na casa sete e depois na casa oito;
- Agora toque novamente o segundo par solto e depois no terceiro par na casa dez;
- Para finalizar toque um harmônico em todas as cordas no traste da casa doze.
Para o som do harmônico sair com maior clareza, apenas encoste o dedo indicador da mão direita em cima do traste da casa doze. Não pressione com força, pois se fizer isso não irá soar da forma correta.
CONCLUSÃO
Em conclusão recomendo que você pratique de uma forma bem lenta principalmente a parte da técnica da mão direita.
Ainda assim recomendo que pratique essa técnica separadamente. Somente dessa forma é que você irá conseguir destravar a mão direita. Depois aos poucos pratique com o solo.
E se você definitivamente conseguiu destravar a sua mão direita com a técnica usada nesse solo do Tião deixe nos comentários, ou também se você tiver alguma dúvida, comente.
Agora, se você pretende acelerar os seus resultados na viola caipira, eu te convido a conhecer o meu Curso Online Viola Caipira Descomplicada. Basta clicar na imagem para conhecer.
Veja o que alguns sites estão falando sobre o curso:
Produtos Cinco Estrelas; Música e Arte Os Melhores Cursos Online de Viola 2023; Produtos Nota Dez; Vale A Pena Mesmo? Um abraço e boas violas!
Deixe um comentário