
JOÃO DE BARRO – INSTRUMENTAL NA VIOLA
Olá, eu sou o Professor Alex Stocco. Primeiramente eu quero iniciar dizendo que nessa aula você vai aprender a tocar a música João de Barro – Instrumental Na Viola.
Em outras palavras eu vou explicar essa linda canção totalmente ponteada na viola caipira. E para que isso aconteça basta que você fique comigo até o final desse artigo.
Além disso, vale lembrar que essa aula possui um nível de dificuldade bem fácil. Porém, é necessário que você já possua um conhecimento básico na viola.
Contudo, caso você necessite, eu vou deixar o Ebook Viola Caipira do Zero pra você baixar totalmente grátis. Nele você vai encontrar toda a explicação básica da viola.
E ainda, dez músicas muito fáceis e todas com solo. Além disso, dentro dele você poderá clicar nos links de cada aula individual para assistir as aulas em vídeo.
Então, se você já gostou, garanta o seu agora mesmo, pois eu não sei até quando isso ficará disponível. Para baixar basta clicar na imagem!

JOÃO DE BARRO – INSTRUMENTAL NA VIOLA
Bem, primeiramente esse arranjo está na afinação de Cebolão (Mi maior) e o tom da música é Lá maior. Todavia, vai servir também para as afinações de cebolinha Ré ou Mi bemol.
Caso você possua alguma dificuldade em saber sobre a diferença entre essas afinações, Clique Aqui e leia o artigo ou assista ao vídeo no site Viola Viva onde eu explico sobre isso.
PRIMEIRA PARTE – INTRODUÇÃO – JOÃO DE BARRO

A princípio eu vou deixar apenas algumas dicas aqui para você melhor aproveitar esse lindo solo de viola. Sendo que vamos abordar uma música totalmente instrumental. Agora siga as orientações abaixo:
- Observe de acordo com a tablatura que iniciamos nosso solo de viola nos dois primeiros pares. A grande sacada dessa primeira parte, é que, se mantermos os dedos um e dois nas casas quatro e cinco e depois adicionarmos o dedo quatro no primeiro par da casa sete vai facilitar a execução do solo.
- Depois disso, observe que ao final dessa primeira parte vamos intercalar algumas notas com o quarto par solto. Ou seja, preste muita atenção que NÃO é o quinto par solto;
SEGUNDA PARTE – MELODIA – JOÃO DE BARRO

Nessa segunda parte do nosso solo, de acordo com a explicação da primeira parte, vamos manter a mesma linha. Ou seja, vamos continuar apenas com os detalhes do solo, veja abaixo!
- Agora, seguindo em frente, inicie o solo tocando no quarto e no terceiro par ao mesmo tempo. Faça isso nas primeiras cinco notas do solo;
- Posteriormente, toque todas as próximas notas no primeiro e segundo par ao mesmo tempo. Tome cuidado, pois as últimas notas dessa parte estão sendo tocadas no segundo e no terceiro par ao mesmo tempo.
TERCEIRA PARTE – MELODIA – JOÃO DE BARRO

Bem, logo depois você deverá seguir as seguintes orientações:
- Observe que as primeiras duas notas devem ser tocadas nos pares dois e três, nas casas cinco. Depois encontramos algumas notas no terceiro e quarto par;
- Posteriormente, siga tocando nas notas no primeiro e no segundo par ao mesmo tempo.
CONCLUSÃO
Em conclusão eu posso dizer que eu te expliquei hoje todos os princípios básicos para você tocar bem especificamente a música João de Barro totalmente instrumental, ou, como queira, totalmente ponteada na viola caipira.
Agora, caso você tenha gostado desse tipo de metodologia de ensino sobre a viola caipira, ou até mesmo queira se aperfeiçoar nesse instrumento, venha conhecer o meu curso online Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso, além de você poder contar com um repertório todo pensado na sua evolução, ainda você vai encontrar aulas explicando sobre…
Campo harmônico, escalas, contracantos e arpejos, dicas pra tocar de ouvido, variações do recortado do pagode de viola, e muito mais é claro. Clique na imagem abaixo para conhecer.
Agora veja o que alguns sites estão falando sobre esse curso:
Música e Arte – Melhores Cursos Online de Viola 2023;
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?

Deixe um comentário