LAMENTO DE UM PEÃO (GOIANO E PARANAENSE) APRENDA O SOLO NA VIOLA EM 7 PASSOS
Olá, seja bem vindo, seja bem vinda a mais uma aula aqui do Blogger Viola Caipira Descomplicada, Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira.
Na aula de hoje eu vou te explicar o solo da introdução da música Lamento de Um Peão da dupla Goiano e Paranaense, e da forma com que eu vou estar te explicando eu tenho certeza de que você vai conseguir aprender também. Sugiro que você esteja com a sua viola e acompanhe todos os passos, vamos lá.
LAMENTO DE UM PEÃO – SOLO – PASSO 1
Antes de mais nada, a minha viola está na afinação de cebolão (Mi Maior) e o tom da música está em Si Maior. Como você pode perceber eu “quebrei” o solo em 7 partes para facilitar a explicação. No passo 1 apenas siga as casas e veja a colocação dos dedos na foto abaixo, se possível use os dedos um e três da mão esquerda.
LAMENTO DE UM PEÃO – SOLO – PASSO 2
Nesse segundo passo tente tocar com os dedos 4, 1 e 2 da mão esquerda, vai ajudar você a memorizar melhor essa parte do solo, veja:
LAMENTO DE UM PEÃO – SOLO – PASSO 3
Para praticar o terceiro passo faça um arraste com o dedo 2 no quarto par, saindo da casa 7 e repousando na casa 11, em seguida visualize o acorde de Si Maior conforme a figura, pois vamos tocar em algumas notas desse acorde. É uma espécie de arpejo:
LAMENTO DE UM PEÃO – SOLO – PASSO 4
No quarto passo, visualize o acorde de mi maior formado a partir da casa 7 conforme na foto, você pode pensar nesse acorde feito pela metade, ou seja, pense nele nos três primeiros pares. A maioria das notas dessa parte ficarão em cima desse desenho:
LAMENTO DE UM PEÃO – SOLO – PASSO 5
No passo 5, eu penso em uma escala vertical de Si Maior, saindo do primeiro par na casa 9 e finalizando no quarto par da casa 7, em seguida faça a pestana do acorde de Si Maior na mesma casa 7 e toque do quarto para para baixo uma nota de cada vez, acompanhe nas figuras abaixo:
LAMENTO DE UM PEÃO – SOLO – PASSO 6
Estamos quase no final do solo. Nessa parte faremos uma “beliscada” no quarto par. Toque apenas uma vez na segunda casa, mantenha o dedo pressionado e com o dedo três “martele” no mesmo par na quarta casa, puxe a corda para baixo e solte, voltando para a casa 2 onde o dedo um permaneceu pressionado. Siga as demais casas e finalize passando pelas notas do acorde de Si com Sexta, conforme a ilustração:
LAMENTO DE UM PEÃO – SOLO – PARTE 7
E finalmente chegamos ao fim. Nessa parte é muito importante que você faça um arraste no quinto par, saindo com o dedo 2 na quarta casa, parando na casa 7. Dessa forma os 1 e 4 já ficarão posicionados para você terminar o solo novamente na pestana do acorde de Si Maior na casa 7, só que agora você deverá tocar apenas o quarto e o terceiro par, veja:
CONCLUINDO
Bem, eu recomendo que você pratique um passo de cada vez, memorize cada passo e depois vá juntando todas as partes, em seguida pratique bem devagar e quando você tiver com todo o solo já na “cabeça” comece a tentar colocar no tempo da música. Estou deixando abaixo a vídeo aula e também a cifra completa com a tablatura.
Agora eu gostaria que você comentasse se ficou com alguma dúvida, ou qual a parte que você achou mais difícil e também se você conseguiu tocar esse solo. Um abraço e boas violas.
Deixe um comentário