MEU RECANTO MEU PARAÍSO – SOLO DE VIOLA
Desde já eu gostaria de dizer que nessa aula você irá aprender sobre a música Meu Recanto Meu Paraíso – Solo de Viola.
E antes de mais nada, essa linda canção é da grande dupla Goiano e Paranaense. Uma moda bem famosa com um solo maravilhoso que eu vou te ensinar passo a passo.
À primeira vista, saiba que para que você consiga aproveitar melhor essa aula é necessário que você já obtenha alguns conhecimentos básicos na viola.
Sobretudo, caso você necessite, eu vou deixar um Ebook pra você baixar totalmente GRÁTIS explicando tudo que você precisa pra iniciar na viola – Ebook Viola Caipira do Zero.
MEU RECANTO MEU PARAÍSO – SOLO (1º PARTE)
E antes de tudo é muito importante que você saiba que esse arranjo foi criado para a afinação de Cebolão (Mi Maior), porém a gravação original está meio tom abaixo.
Além disso, esse arranjo também irá servir para as afinações de Cebolinha (Ré Maior) ou Mi bemol. Se você ainda tem alguma dúvida sobre a diferença entre essas afinações Clique Aqui e leia ou assista o vídeo no Site Viola Viva, lá eu escrevi um artigo explicando a respeito disso.
Nesse sentido acompanhe na tablatura e siga as instruções que eu estarei te passando nas próximas linhas:
- 1 – O primeiro ligado no terceiro par é um ligado que vai e volta (Beliscada). A grande dica é: Toque na casa dois e mantenha o dedo 1 pressionado na corda, martele a casa dois com o dedo dois e puxe para baixo pra soar a casa dois novamente;
- Os demais ligados dessa parte são simples, apenas mantenha o dedo pressionado e martele com o dedo dois ou três na próxima casa;
- Ainda nessa parte, segundo a tablatura, finalize fazendo o acorde de Fá sustenido em forma de pestana;
- 2 – Agora no segundo trecho do solo, observe que ao invés dos ligados encontramos dois arrastes. O primeiro saindo da casa dois para a casa três, e o segundo saindo da casa cinco para a casa sete. Ambos no terceiro par;
MEU RECANTO MEU PARAÍSO – SOLO (2º PARTE)
- 3 – Bem como nos dois primeiros trechos, nesse terceiro, também encontramos um arraste agora no primeiro par e um ligado no quarto par;
- Quero destacar o arraste no quarto par, que sai da casa seis para a casa dois. É um arraste descendente, em outras palavras, volte da casa seis para a casa dois;
- 4 – Em seguida no quarto trecho, com exceção das últimas quatro notas, toque sempre em dois pares ao mesmo tempo;
- 5 – Posteriormente no quinto trecho temos um arpejo de Fá sustenido com sétima. Basta seguir as casas da tablatura;
- E por fim, encontramos um harmônico de si maior no traste da casa sete.
CONCLUSÃO
Em conclusão eu recomendo que você pratique cada pequeno trecho separadamente e posteriormente memorize o solo completo. Depois disso, com o solo decorado, acelere aos poucos.
Essa foi uma aula especificamente explicando sobre a música Meu Recanto Meu Paraíso – Solo de Viola. Agora se você definitivamente deseja acelerar os seus resultados na viola, eu recomendo que você conheça o meu Curso Online de Viola Caipira.
Nele você vai encontrar uma metodologia que vai te levar do zero até tocar os solos de viola dos pagodes mais famosos e ainda com uma infinidade de técnicas super quentes.
Veja o que alguns sites estão falando sobre esse curso online:
Música e Arte – Os Melhores Curso Online de Viola Caipira 2023;
Enfim, para você conhecer basta clicar na imagem abaixo. Quero deixar aqui um forte abraço e boas violas. Se você ficou com alguma dúvida deixe nos comentários.
Deixe um comentário