MOURÃO DA PORTEIRA (TONICO E TINOCO) COMO TOCAR NA VIOLA – PONTEADO
Oi, que bom poder contar contigo mais uma vez aqui no Blogger, professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Hoje eu preparei uma aula para te explicar sobre a música Mourão da Porteira da dupla Tonico e Tinoco, numa versão totalmente instrumental, mas, calma aí, eu também vou te mostrar os acordes e o ritmo da música, caso você queira tocar e cantar essa moda, então, vamos lá!
MOURÃO DA PORTEIRA – ESCALA USADA NO SOLO:
É legal que você conheça a escala que está sendo usada no solo, até mesmo para que você saiba o que você está fazendo dentro da música. Acima deixei a tablatura da escala de mi maior em terças, que é a escala que estaremos utilizando para o nosso ponteio. Pratique várias vezes descendo e subindo. A escala também vai te ajudar a memorizar melhor o solo. Perceba que aqui eu estou abordando apenas um dos desenhos dessa escala, mas, caso você queira se aprofundar melhor nesse assunto, no meu Método de Viola Caipira eu explico várias outras formas de fazer essa escala, clique aqui para conhecer!
MOURÃO DA PORTEIRA – INTRODUÇÃO:
Bem, agora vamos começar pelo solo da introdução da música. Lembrando que a afinação da minha viola está em cebolão (Mi Maior) e o tom da música é Mi Maior também. Separei o solo em várias partes para facilitar. Inicie tocando nos primeiros dois paras as casas 4 e 5, quatro vezes.
Na próxima parte toque uma vez nas casas 4 e 5, duas vezes nas casas 2 e 4, duas vezes na 2 e 0, vá para o segundo e terceiro par e toque nas casas 3 e 4.
Na outra parte ainda no segundo e terceiro par toque novamente uma vez nas casas 3 e 4, uma vez com os dois pares na casa 5, uma vez nas casas 1 e 2, e agora toque esses dois pares soltos.
Agora inicie com o segundo e o terceiro par solto uma vez, toque nas casas 3 e 4 também uma vez, toque novamente o segundo e o terceiro par solto uma vez, vá para o terceiro e quarto par e toque uma vez nas casas 1 e 2.
Para finalizar a introdução toque no terceiro e quarto par nas casas 1 e 2 uma vez, agora no terceiro e segundo par toque nas casas 1 e 2 e em seguida toque solto, agora finalize tocando o terceiro e quarto par soltos. Essas notas finais todas uma vez cada. Acompanhe na tablatura:
MOURÃO DA PORTEIRA – SOLO DA MELODIA CANTADA 1:
Agora em vez de cantarmos a música vamos fazê-la ponteada. A primeira parte dessa melodia é idêntica ao início do solo anterior, basta repetir tudo até as casas 3 e 4 no segundo e terceiro par.
Seguindo em frente, no segundo e terceiro par, toque nas casas 7, 6, 5 e 3 e 4, uma vez cada .
Na próxima parte toque duas vezes nas casas 1 e 2, uma vez nas casas 4 e 5, uma vez os dois pares na casa 5, três vezes nas casas 3 e 4, duas vezes nas casas 1 e 2 e uma vez soltos. Todas essas notas no terceiro e segundo par. Veja:
MOURÃO DA PORTEIRA – SOLO DA MELODIA CANTADA 2:
Inicie tocando essa parte quatro vezes com os dois pares na casa 5, depois três vezes nas casas 3 e 4, uma vez nas casas 1 e 2, e duas vezes soltos, essas notas também todas no segundo e terceiro par.
Agora toque no segundo e terceiro par nas casas 2 e 4, 1 e 3, 2 e 0 todas uma vez, e toque no segundo e terceiro par nas casas 3 e 4.
Na última parte toque quatro vezes nas casas 3 e 4, três vezes soltos, e uma vez nas casas 1 e 2. Até aí no terceiro e segundo par. Vá para o terceiro e quarto par e toque nas casas 1 e 2 e depois esses mesmos pares soltos, acompanhe na ilustração:
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O ritmo da música é uma toada, e os acordes estão logo abaixo juntamente com a cifra da música. Caso você queira tocar essa música cantando a letra, faça a introdução normalmente e vou deixar marcado logo abaixo as partes que são os contra cantos, assim, nas partes em que você não estiver cantando, você poderá preencher a sua canção, veja:
Bem agora eu gostaria que você me respondesse qual está sendo a sua maior dificuldade no aprendizado da viola caipira. Deixe a sua resposta no campo dos comentários abaixo que eu estarei te respondendo e possivelmente eu também poderei estar preparando algum tipo de conteúdo baseado nisso para te ajudar. Um abraço e boas violas.
Deixe um comentário