O IPÊ E O PRISIONEIRO – COMO TOCAR NA VIOLA
Olá! Eu sou o Professor Alex Stocco e nessa aula você vai aprender sobre o grande clássico O Ipê e o Prisioneiro – Como Tocar Na Viola.
Além disso, no final desse artigo eu deixei o PDF da cifra completa com a tablatura do solo da música O Ipê e o Prisioneiro pra você baixar gratuitamente.
E ainda, é válido lembrar que essa é uma aula pra quem já possui um conhecimento prévio na viola caipira. Porém, caso você esteja começando agora eu vou te dar uma grande alternativa.
Conforme dito acima, eu proponho que antes de tudo, que você baixe o Ebook Viola Caipira do Zero. Nesse Ebook você vai encontrar toda a explicação básica da viola e ainda dez músicas fáceis e com solos.
Além do mais, dentro dele você vai poder clicar nos links para assistir as aulas em vídeo. Então, se você já gostou da ideia, garanta logo o seu clicando na imagem abaixo. Pois eu não sei até quando esse Ebook ficará disponível gratuitamente.
O IPÊ E O PRISIONEIRO – SOLO DE VIOLA
Bem, em primeiro lugar, esse solo que eu vou te explicar nas próximas linhas foi adaptado para a viola caipira. Sendo assim, a minha viola está afinada em Cebolão (Mi maior) e o tom da música é Lá maior.
Sobretudo, esse arranjo também vai servir para as afinações de cebolinha Ré ou Mi bemol. Ainda assim, caso você esteja com alguma dificuldade em reconhecer a diferença entre essas afinações eu vou deixar mais uma dica.
Clique Aqui e assista o vídeo, ou leia o artigo no site Viola Viva onde eu esclareço praticamente tudo sobre isso.
EXPLICAÇÃO DO SOLO – O IPÊ E O PRISIONEIRO
Agora, para que você consiga entender melhor as notas na tablatura, siga atentamente as orientações abaixo:
- Inicie no quarto e no terceiro par, tocados ao mesmo tempo, nas casas cinco. Duas vezes;
- Feito isso, toque no terceiro e no segundo par, também ao mesmo tempo na casa cinco duas vezes;
- E ainda, toque no segundo e no primeiro par, também ao mesmo tempo nas casas cinco;
- Agora toque novamente nos dois primeiros pares nas casas cinco e arraste até as casas nove e dez;
- Posteriormente toque no terceiro e no segundo par nas casas seis e sete ao mesmo tempo duas vezes e nos primeiros dois pares ao mesmo tempo nas casas cinco e sete;
- Em seguida, toque nos primeiros dois pares ao mesmo tempo nas casas dez duas vezes;
- Logo depois, toque novamente nos primeiros dois pares nas casas dez fazendo um arraste até as casas catorze e quinze;
- Posteriormente toque no quarto par, na casa nove e logo depois na casa oito. Depois disso toque no quarto e no terceiro par ao mesmo tempo nas casas sete duas vezes;
- Logo depois, toque no terceiro e segundo par ao mesmo tempo duas vezes também nas casas sete;
- Agora toque nos dois primeiros pares ao mesmo tempo. Primeiro nas casas cinco e sete, depois nas casas nove e dez e em seguida nas casas sete e nove;
- Ainda assim, toque no terceiro e no segundo par ao mesmo tempo nas casas oito e nove e depois nas casas seis e sete;
- Em seguida no quarto e no terceiro par ao mesmo tempo, toque nas casas seis e sete, depois, nas casas três e quatro e os dois pares nas casas cinco;
- Finalmente termine fazendo um arraste no terceiro par da casa cinco até a casa oito, em seguida toque no segundo par na casa dez e depois no primeiro par na casa nove.
O IPÊ E O PRISIONEIRO – ACORDES E RITMO
Assim como eu acabei de explicar o solo adaptado para a viola da linda canção O Ipê e o Prisioneiro, agora eu vou te mostrar o ritmo e os acordes usados nessa canção.
GUARÂNIA
O ritmo usado nessa canção é a Guarânia. Um ritmo bem fácil e simples. Basta tocar para baixo, para cima e depois disso três vezes para baixo. Essa é a forma mais fácil de executar esse ritmo.
ACORDES
De acordo com a ilustração acima, os acordes usados nessa música são: Lá maior; Fá Sustenido menor; Mi maior; Si menor; Ré maior e Lá com Sétima. Esses acordes também são bem básicos.
CONCLUSÃO
Em conclusão eu gostaria de recomendar que você pratique cada parte do solo de viola separadamente e também que você memorize cada parte antes de tentar juntar tudo para tocar no tempo normal da música.
Desse modo você vai conseguir ir desenvolvendo seu cérebro aos poucos para logo estar tocando o solo com muita segurança e precisão.
Além do mais, vale lembrar que essa foi uma aula bem específica explicando sobre a música O Ipê e o Prisioneiro.
Agora, se você gostou desse tipo de metodologia de ensino sobre a viola caipira eu vou te fazer um convite. Venha conhecer o Curso Online – Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso, além de você poder contar com um repertório todo pensado na sua evolução. Em outras palavras, você já começa tocando, e ainda você também vai encontrar tudo o que você precisa saber pra se tornar um verdadeiro violeiro.
Agora, veja o que alguns sites estão dizendo sobre esse curso:
Música e Arte – Top Melhores Cursos Online de Viola Caipira 2024;
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, funciona, ou decepciona?
Deixe um comentário