RIO DE LÁGRIMAS – TOQUE SUA PRIMEIRA MÚSICA NA VIOLA
Saudações caipiras! Aqui quem fala é o Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Na aula de hoje eu vou explicar tudo o que você precisa saber para tocar a música Rio de Lágrimas na versão da dupla Tião Carreiro e Pardinho, e já de quebra se você é iniciante na viola e não sabe nem por onde começar eu estarei te mostrando todos os primeiros passos, vamos lá!
RIO DE LÁGRIMAS – RITMO CURURU
O primeiro passo aqui, principalmente se você está começando do zero é afinar a sua viola. Para que essa aula não fique muito longa eu vou deixar um link aqui onde eu explico essa parte sobre afinação detalhadamente. Como afinar a sua viola Clique Aqui!
Agora sim, vamos a explicação sobre o ritmo. Para essa música (Rio de Lágrimas) vamos usar o ritmo do cururu. Desce com o polegar da mão direita para baixo, sobe com o dedo indicador, ou com as “costas” do polegar, faz uma espécie de “conchinha” na mão direita e desce com os demais dedos e no final abafa.
MÃO ESQUERDA
Na mão esquerda temos uma numeração nos dedos para depois os posicionarmos nas cordas e assim formar os acordes:
1 – Indicador
2 – Médio
3 – Anelar ou Anular
4 – Mindinho ou Mínimo
ENTENDA A LINGUAGEM DAS CIFRAS
Antes mesmo de começarmos a posicionar os dedos para fazer as posições dos acordes precisamos saber que os pares são contados de baixo para cima.
O próximo passo é compreender que para cada nota musical temos uma letra do alfabeto que a corresponde, isso porque a música possui uma linguagem universal, seja em qualquer lugar do mundo será sempre dessa forma:
Agora vou deixar aqui o necessário para que você consiga pronunciar os acordes que vamos usar na música Rio de Lágrimas. Fica assim, quando um acorde é maior, temos uma única letra que a corresponde ex:
E = Mi Maior;
Quando o acorde for menor, após a letra inserimos um “m” (eme) minúsculo veja:
Em = Mi menor;
E ainda vamos ter acordes com sétima, que também aparece em seguida da letra que a corresponde:
B7 = Si com sétima;
Para finalizar, quando aparecer um símbolo igual a um “joguinho da velha” # chamamos de sustenido:
F#m = Fá Sustenido menor.
Bem agora você já sabe pronunciar os nomes dos acordes, então chegou a hora de posicionarmos eles nas cordas.
ACORDES USADOS NA MÚSICA RIO DE LÁGRIMAS
O primeiro acordes é o mi maior, basta tocar todas as cordas soltas, na afinação de cebolão mi maior é claro. Nessa afinação, que é a afinação que estaremos usando, o som de todas as cordas soltas já da o som do acorde de mi maior.
O próximo acorde é o de lá maior. Posicione o dedo 1 no terceiro par na primeira “casa”, ou seja, as “casas” são os espaços do braço da viola. O dedo 2 no quinto par da segunda “casa” e o dedo 3 no segundo par também da segunda casa.
Para você fazer o acorde de si com sétima, mantenha o dedo 1 no terceiro par da primeira casa, e desça o dedo 2 para o quarto par da segunda “casa” e desça o dedo 3 para o primeiro par na segunda casa.
Em seguida faremos o acorde de fá sustenido menor. Os dedos 1 e 2, permanecem na mesma posição do si com sétima, agora posicione n dedo 3 no segundo par da segunda casa e o dedo 4 no primeiro par também da segunda casa.
Nosso último acorde é o mi com sétima, apenas posicione o dedo 1 no segundo par da terceira casa. Veja como ficam as posições dos acordes:
Essa última imagem refere-se ao acorde de E7. Procure sempre posicionar a ponta do dedo em cima do par, dessa forma o som sairá com maior clareza. Você pode praticar os acordes separadamente até conseguir memorizá-los e posteriormente já pode ir praticando com o ritmo do Cururu.
EXPLICAÇÃO DA TABLATURA
A explicação sobre a tablatura que vou deixar pra você aqui, também é super básica. Aqui você vai encontrar o necessário para tocar o solo da introdução da música Rio de Lágrimas.
Mas, o que é uma tablatura? A tablatura nada mais é que cinco linhas com alguns números. Cada linha corresponde a um par na viola e em cima de cada linha, inserimos os números das “casas” do braço da viola.
Antes de começarmos a acrescentar os números das “casas”, preste atenção que as linhas da tablatura estão invertidas em relação ao braço da viola. Sendo assim, o primeiro par na viola, que está em baixo, corresponde a primeira linha na tablatura que está em cima, e o quinto par na viola que está em cima, na tablatura fica em baixo. Veja como fica na foto abaixo:
Outro fato importante é que para que a gente consiga encontrar as “casas” no braço da viola com mais facilidade é que na maioria das violas em cima do braço, ou no meio do braço, existem algumas marcações (pontinhos), então veja na sua viola em qual “casa” aparece a primeira marcação.
Na minha viola as marcações aparecem nas “casas” 3, 5, 7, 9 e 12. Dessa forma você já terá uma referência e não vai precisar sair contando desde a primeira “casa” até chegar na “casa” onde vai estar marcando na tablatura.
RIO DE LÁGRIMAS – SOLO DA INTRODUÇÃO
Bem, depois dessa explicação, chegou a hora de iniciarmos a nossa prática com a tablatura. Logo abaixo você vai ver na tablatura do solo que todos os números estão alinhados em duas linhas. Isso quer dizer que você deverá tocar dois pares ao mesmo tempo.
Também, perceba que aparecem várias vezes o número zero. Quando isso acontecer é que devemos tocar aquele par onde o número zero se encontra, solto, no caso desse solo, são dois pares soltos ao mesmo tempo.
Você deverá seguir essa sequencia de notas até que você memorize todas elas. No começo parece não ter sentido algum, mas com o tempo, na medida que você for repetindo por várias e várias vezes, vai perceber que aos poucos o solo irá fluir naturalmente.
Só mais um detalhe. No início e no final da tablatura, temos uma barra com dois pontos. Isso significa que você deverá repetir o solo duas vezes na hora de tocar a música.
RIO DE LÁGRIMAS – ESCALA USADA NO SOLO
Agora que você já está tendo uma boa noção básica geral, pra que esse tutorial fique bem completo vou deixar mais um presente para você. Abaixo, deixei a escala de mi maior em terças, em dois pares. Foi essa a escala que usamos no solo da música Rio de Lágrimas. Se preferir, pode praticá-la antes mesmo de praticar o solo da música. Conhecer a escala facilita todo o processo. Pratique devagar e repita por várias vezes.
QUANDO TROCAR DE ACORDES NA CIFRA
Logo abaixo eu vou deixar a cifra completa para você poder tocar essa música. Mas veja que eu facilitei a sua vida mais uma vez. Em cima de cada cifra temos um número. Esse número vai corresponder quantas vezes você deverá tocar o ritmo do Cururu em cada acorde. Perceba que em algumas notas no refrão eu não coloquei nada. Quando não tiver o número em cima do acorde você deverá apenas tocar uma vez para baixo e trocar de acorde.
CONCLUINDO
Agora é com você. Todos os passos básicos que você precisa saber para tocar a sua primeira música na viola caipira – Rio de Lágrimas, você já tem. Abaixo vou deixar a cifra, a tablatura e a vídeo aula para você também poder assistir essa aula. Vá com calma, siga um passo de cada vez e se possível pratique todos os dias. Se gostou, escreve nos comentários assim: EU GOSTEI! Dessa forma eu saberei que posso trazer mais conteúdos assim aqui no Blogger Viola Caipira Descomplicada. Um abraço e boas violas!
Deixe um comentário