3 TOP SOLOS FÁCEIS DE TIÃO CARREIRO
Hoje eu vou te ensinar 3 Top Solos Fáceis de Tião Carreiro que você definitivamente precisa saber tocar na viola. E antes de mais nada eu quero te dizer que o terceiro solo você vai sair tocando logo de cara.
Mesmo que você esteja começando agora na viola caipira. Sobretudo é claro que é necessário possuir um mínimo de conhecimento para que você possa entender os fundamentos básicos do instrumento.
Nesse sentido eu vou deixar para você totalmente GRÁTIS o Ebook Viola Caipira do Zero. Nele você encontrará todos os passos básicos para iniciar na viola e aproveitar melhor essa aula.
SOLO FÁCIL NÚMERO 3 – UMA COISA PUXA OUTRA (TIÃO CARREIRO)
Dos três solos que vamos aprender nessa aula acredito que esse seja o que vai dar um pouco mais de trabalho. Apesar disso você vai perceber que esse solo também é muito simples.
Em primeiro lugar a minha viola está afinada em cebolão Mi maior e os três solos estão na tonalidade de Mi Maior. Observe a tablatura e siga os passos abaixo para aprender o solo da música Uma Coisa Puxa Outra.
PARTE 1:
- 1 – Conforme escrito na tablatura inicie a primeira parte tocando o quinto par e em seguida o segundo par solto;
- Agora toque o quinto par na quarta casa e logo após o quarto par na casa sete duas vezes;
- Novamente toque o quinto par solto e o segundo par solto;
- Logo depois toque o quinto par na segunda casa e o quarto par na quinta casa duas vezes;
- Toque novamente o quinto par solto e o segundo par solto e toque o quinto par na quinta casa;
- Agora toque o quarto par na quarta casa duas vezes;
- Comece tocando o quinto par solto e o segundo par solto e toque o quinto par na quarta casa;
- Para finalizar a primeira parte do solo, toque o quarto par na segunda casa, puxe-o para baixo para fazer um ligado com o quarto par solto e em seguida toque mais uma vez o quarto par solto.
PARTE 2:
- 2 – De maneira idêntica a primeira parte, toque tudo conforme foi explicado na parte um. Veja que eu marquei em vermelho as partes iguais;
- Aqui também iniciamos com o quinto par e o segundo par solto;
- Agora toque o quinto par na quinta casa e depois toque o quarto par na quarta casa fazendo um arraste até a casa sete. Em seguida toque no quarto par na casa sete novamente;
- Posteriormente comece com o quinto par solto e o segundo par solto;
- Toque o quinto par na quarta casa e o quarto par na segunda casa, fazendo um arraste até a casa sete. Chegando lá, toque mais uma vez o quarto par na casa sete;
- Para finalizar comece novamente tocando o quinto par solto e em seguida o segundo par solto;
- Agora toque o quinto par na quarta casa e termine fazendo o mesmo ligado no quarto par na casa dois explicado na primeira parte;
- E finalmente conclua fazendo um harmônico no traste da casa doze.
SOLO FÁCIL NÚMERO 2 – REI SEM COROA (TIÃO CARREIRO)
Continuando com a nossa aula, agora vamos aprender o solo da música Rei Sem Coroa. Conforme eu já falei anteriormente os solos vão ficando mais fáceis ao longo dessa aula. Vejamos a tablatura:
- Comece o solo tocando cinco vezes o terceiro e o quarto par soltos ao mesmo tempo;
- Em seguida toque juntamente o quarto par na segunda casa e o terceiro par na primeira casa;
- Agora toque o segundo e o terceiro par ao mesmo tempo soltos duas vezes;
- Novamente toque o quarto par na segunda casa e o terceiro par na primeira casa juntos;
- Logo depois toque o terceiro e o segundo par soltos ao mesmo tempo;
- Agora toque o primeiro par na segunda casa e o segundo par na quarta casa juntos fazendo um arraste para as casas onze e doze. Chegando lá toque mais duas vezes nas casas onze e doze e depois toque uma vez nas casas nove e dez;
- Finalmente mantendo-se nos primeiros dois pares toque duas vezes nas casas sete e nove e duas vezes nas casas quatro e cinco.
SOLO FÁCIL NÚMERO 1 – PRETO VELHO (TIÃO CARREIRO)
E agora para finalizar os 3 Top solos fáceis de Tião Carreiro vamos aprender o solo top mais fácil das galáxias que é o solo da introdução da música Preto Velho.
E eu já ia me esquecendo. Os dois primeiros solos explicados aqui nessa aula possuem o ritmo do pagode de viola. Em contrapartida essa música é um Cateretê Lento. Veja na tablatura como é fácil:
- Em primeiro lugar você já pode deixar os dedos posicionados nas casas. Posicione o dedo um no terceiro par na terceira casa, o dedo dois no quarto par na quarta casa e o dedo três no quinto par na quinta casa;
- Em seguida toque um par de cada vez iniciando pelo quinto par na quinta casa;
- Depois que você tocar essa três notas toque o segundo par na casa cinco;
- Agora no terceiro par toque a casa cinco e depois na casa três;
- E posteriormente toque o quarto par na quarta casa e o quinto par na quinta casa, muito fácil né?
CONCLUSÃO
Enfim nessa aula eu te apresentei 3 Top Solos Fáceis de Tião Carreiro todos explicados passo a passo. Agora eu gostaria que você deixasse nos comentários se você conseguiu aprendê-los.
Acima de tudo você também pode comentar se ficou com alguma dúvida, ou se você acha que algum desses solos não é tão fácil assim.
E por fim se você pretende se aperfeiçoar na viola caipira com um método que vai te acompanhar desde o início até as mais quentes técnicas aplicadas na viola caipira, com um repertório repleto de músicas famosas, escalas, variações de pagode, técnicas usadas na mão direita…
Campo harmônico, a técnica dos cinco desenhos de acordes e escalas…E muito mais! Tudo isso com uma didática simples e prática além dos Bônus Exclusivos para você acessar quando e como quiser!
Clique Aqui e conheça o método online Viola Caipira Descomplicada. Um forte abraço e boas violas. Nos vemos na próxima aula!
Deixe um comentário