UM MÁGICO SEGREDO NA VIOLA
Olá! Eu sou o Professor Alex Stocco e a prosa aqui é viola caipira. No artigo de hoje eu vou te explicar Um Mágico Segredo Na Viola.
Então, não sai daí que nas próximas linhas eu vou esclarecer sobre o que se trata. E eu tenho certeza de que isso vai te ajudar e muito.
Em primeiro lugar, eu vou te mostra uma escala, a qual eu gosto de chamar de Escala Mágica. E usando essa escala eu vou te ensinar 3 solo famosos e fáceis na viola.
E antes de mais nada, para que você consiga aproveitar melhor essa aula, é necessário que você já possua algum conhecimento básico na viola.
Porém, para você que está começando agora eu vou deixar um Ebook pra você baixar Gratuitamente com toda a explicação básica na viola.
EBOOK GRÁTIS!
No Ebook 30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro, além do básico na viola e das trinta cifras com as tablaturas dos solos você vai encontrar uma novidade.
Dentro dele você vai poder clicar nos links para assistir as aulas em vídeo. Portanto, se você já gostou disso tudo, garanta logo o seu, pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
Essa é uma grande oportunidade também pra você que já toca e pretende aumentar o seu repertório. Então clique na imagem abaixo e garanto logo o seu.
Além disso, tanto a escala que eu vou explicar aqui, quanto os três solos fáceis estão na tonalidade de mi maior com a viola afinada em Cebolão (Mi maior).
Mas, todos esses arranjos também irão servir para a afinação de Cebolinha Ré ou Mi bemol. Contudo, se você quiser saber mais sobre a diferença entre essas afinações eu tenho uma aula falando sobre isso.
Então, Clique Aqui e confira uma aula no Site Viola Viva onde eu explico mais sobre a diferença entre essas afinações.
A ESCALA MÁGICA NA VIOLA CAIPIRA (UM MÁGICO SEGREDO)
Para começar, em primeiro lugar vamos conhecer a Escala Mágica, que é um desenho da escala de Mi maior em terças na vertical.
Eu costumo chamar de escala mágica, poque ela possui várias notas tocadas nos pares soltos. Assim, as vezes com poucas casas conseguimos formar um solo.
Conforme a tablatura acima, você pode observar o que eu acabei de falar. Perceba as possibilidades de cordas soltas que encontramos.
Praticamente em quase todos os pares vamos encontrar cordas soltas. Esse é o grande segredo do desenho dessa escala.
Assim que a gente começar a colocar essa escala em prática nos solos você vai entender. O momento agora é que você memorize essa escala.
Em seguida, pratique ela indo e voltando, subindo e descendo. Deixe seu cérebro se acostumar com o caminho da escala.
PRIMEIRO SOLO FAMOSO E FÁCIL USANDO O MÁGICO SEGREDO
O primeiro solo muito famoso e fácil usando um mágico segredo na viola é a melodia da música Cabocla Tereza. Vamos tocá-la totalmente instrumental.
CABOCLA TEREZA
Primeiramente, observe que mais da metade da melodia escrita na tablatura está sendo tocada usando cordas soltas. Agora me diga se isso não parece mágico?
Agora, experimente você. Pegue a sua viola e execute essa primeira parte do solo, perceba que você está usando a escala que eu expliquei anteriormente.
Todavia, temos dois momentos, na verdade três, que usamos algo que não está na escala. Seguindo a tablatura, dedilhamos os pares do quarto par para baixo.
Também encontramos as casas dois e três, que se trata de uma nota de passagem que não está na escala. E ainda, temos um quinto par solto que também não está na escala.
Mas, observe que desses detalhes que te falei, apenas um deles, que são as notas nas casas dois e três no terceiro e quarto par que não estão com cordas soltas. Vai entendendo o mágico segredo.
SEGUNDO SOLO FAMOSO FÁCIL USANDO UM MÁGICO SEGREDO
Já o segundo solo famoso e fácil usando um segredo da escala mágica é o solo da introdução do grande clássico Chico Mineiro.
CHICO MINEIRO – SOLO DA INTRODUÇÃO (PARTE 1)
Esse solo está fugindo um pouco da forma tradicional, pois na maioria das vezes, ele é tocado usando a escala em terças na horizontal.
Por outro lado, quando usamos o grande segredo da escala na vertical em terças, observe que não chegamos nem nas casas cinco.
E isso é um ponto super positivo, pois vamos ter bem menos casas para contar no braço da viola. E ainda, só um ponto aqui para destacar novamente.
Nessa primeira parte do solo de viola, encontramos novamente as casas dois e três no terceiro e quarto par. As mesmas notas de passagem que encontramos no primeiro solo.
CHICO MINEIRO – SOLO DA INTRODUÇÃO (PARTE 2)
Agora, nessa segunda parte, observe que o solo é praticamente igual ao da primeira. A diferença fica por conta das notas finais.
Além disso, veja também, que tanto na primeira, quanto na segunda parte do solo, encontramos o quinto par solto preenchendo no final do solo.
TERCEIRO SOLO FAMOSO FÁCIL USANDO UM MÁGICO SEGREDO
O terceiro solo muito famoso e fácil usando um segredo mágico na viola que vamos ver agora, é o solo da introdução da música Beijinho Doce.
BEIJINHO DOCE – SOLO DA INTRODUÇÃO
Conforme a tablatura nos mostra, esse solo não possui tantas cordas soltas. Mas, mesmo assim, você pode observar várias delas.
Porém, mesmo assim, veja que novamente não chegamos até a casa cinco. Além disso, observe que várias casas se repetem.
E ainda, novamente quero destacar algumas notas no quinto par que não estão na escala. Mas, são algumas exceções.
Portanto, veja que essas notas que não estão na escala, estão sendo tocadas para preencher algumas partes do solo.
Aliás, essas notas de passagem, ou notas de preenchimento estão presentes nos três solos abordados aqui nessa aula.
Mais uma vez eu quero lembrar de que os três solos apresentados nesse artigo estão na tonalidade de Mi maior. É por isso que conseguimos usar tantas cordas soltas nos solos de viola.
CONCLUSÃO
Em conclusão, esse foi um dos grandes segredos usados na viola caipira. Você conseguiu reconhecê-lo? Tratamos de usar o maior número de notas com cordas soltas.
Além desse segredo facilitar a execução de cada solo, você conseguiu perceber que em alguns momentos as cordas soltas podem preencher os solos?
Essa, sem a maior sombra de dúvida, é a maior vantagem que podemos encontra na viola caipira. E aí, você gostou da escala mágica? Ficou mais fácil agora de tocar os solos?
Além disso, que tal poder acessar não apenas um, mas cinco desenhos das escalas em terças na vertical, na tonalidade de Mi e Si maior e ainda poder transpor essas escalas para outros tons?
Se a sua resposta foi sim, isso é só um pedacinho do que você vai encontrar no Curso Online – Viola Caipira Descomplicada.
QUE TAL 5 DESENHOS DA ESCALA NA VERTICAL?
Esse curso vai servir tanto para você que é iniciante quanto para você que já toca viola caipira. Além de você poder contar com todo um repertório pensado na evolução, você vai encontrar conteúdos como:
- 11 Módulos;
- + de 120 Vídeo Aulas;
- Variações do Recortado do Pagode;
- Escalas;
- Arpejos;
- Dicas Para Tocar de Ouvido;
- Dicas Para Tocar Com o Metrônomo;
- Campo Harmônico;
- Contracantos;
E ainda, muito, mais muito mais…Em outras palavras, você vai encontrar tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro. E tem mais:
- Bônus;
- Material em PDF;
- Playbacks;
- Acesso Vitalício;
- Garantia;
Para saber mais, clique na imagem abaixo. Agora, veja o que alguns sites super bem conceituados estão comentando sobre esse curso. Clique onde está em Azul e confira você mesmo!
Música e Arte – Tops Melhores Cursos De Viola Caipira Online 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação? Cuidado!
Deixe um comentário