
VÍDEO AULA: BAIANO NO CÔCO (TIÃO CARREIRO E PARDINHO) – SOLO DE VIOLA
Saudações caipiras a você violeiro, a você violeira! Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira. Essa aula faz parte do quadro atendendo a pedidos e a sugestão desse mês é sobre o solo de introdução da música Baiano no Côco da dupla Tião Carreiro e Pardinho, aliás esse solo é um dos mais lindos da música caipira, então fique comigo até o final dessa aula para que você também possa tocá-lo, pegue a sua viola e vamos lá!
SOLO DA INTRODUÇÃO – PRIMEIRA PARTE:

O primeiro passo a ser feito é tocarmos o quinto par solto e em seguida o segundo par também solto. Depois disso, vamos passar pelas notas do acorde de si com sétima, fazendo um arpejo com as notas desse acorde, use o desenho da “escadinha” para dar certo.
Antes de chegar no primeiro par, toque no primeiro par na segunda casa, mantenha o dedo 1 na segunda casa e vá para a quinta casa, toque e puxe a corda para baixo para fazer um ligado.


Feito isso, toque o segundo par solto, depois o segundo par na quarta casa e novamente o segundo par solto. Quando você chegar no terceiro par, você deverá tocá-lo na primeira casa e novamente faremos um ligado, só que agora você deverá puxar a corda para baixo e soltá-la, ou seja, é um ligado com corda solta. Depois toca o quarto par na segunda casa e o quinto par solto.


Daqui pra frente, essa parte irá repetir todos os passos feitos anteriormente, porém, você não tocará no quinto par, pois você já tocou nele, então você deverá seguir do segundo par em diante, até terminar toda essa parte. Abaixo vou deixar a tablatura dessa primeira parte.

SOLO DA INTRODUÇÃO – SEGUNDA PARTE:
Nessa parte siga tocando nas casas conforme mostra a tablatura. A grande dica aqui é que quando você for fazer os arrastes, mantenha pressionado o quinto par e o quarto par, para que eles soem em dueto. Esse procedimento vai servir tanto das casas quatro e dois para a cinco e sete, quanto da cinco e sete para a quatro e cinco, e também da quatro e cinco para a seis e sete.


As imagens acima ilustram o posicionamento da mão esquerda referente ao arraste das casas dois e quatro para as casas cinco e sete.


Agora as imagens acima ilustram o arraste casa casas cinco e sete para as casas quatro e cinco, lembrando que todos esses arrastes são feitos no quarto e quinto par.


E finalmente, essas imagens acima exemplificam o arraste das casas quatro e cinco para as casas seis e sete. Para você finalizar o solo de viola da introdução agora basta seguir as casas da tablatura, tocando o quinto par solto, o quarto par na segunda casa fazendo um arraste para a casa sete e em seguida toque o quinto par solto e o quarto par na casa sete. Prontinho, agora é só praticar bem para executar o solo no tempo. Vou deixar a tablatura dessa segunda parte abaixo.

CONCLUINDO
Para concluir siga os passos e em primeiro lugar, memorize bem as casas no braço da viola. Pratique separadamente as partes em que você sente que possui mais dificuldade. Também defina o posicionamento dos dedos da mão esquerda e pratique sempre da mesma forma, assim, você conseguirá evoluir seu solo com mais rapidez.
Logo abaixo segue a vídeo aula e a cifra completa com a tablatura para você poder tocar e cantar essa canção. Na vídeo aula ainda não deixe de assistir o solo da tablatura digital rodando, pois ela irá ajudar a você a entender os tempos das notas na tablatura. E aí? Você conseguiu aprender esse solo? Comente no final desse post, deixe suas dúvidas ou sugestões para que eu possa estar interagindo com você.
Se gostou dessa aula compartilhe nas redes sociais com seus amigos, dessa forma essa aula também poderá estar chegando até outras pessoas que também gostam desse tipo de conteúdo. Um grande abraço e boas violas, valeu!
VÍDEO AULA: BAIANO NO CÔCO – SOLO DE VIOLA:
BAIANO NO CÔCO – CIFRA COMPLETA E TABLATURA DO SOLO


Deixe um comentário