VÍDEO AULA: COM DEUS NA FRENTE (TIÃO CARREIRO E PARDINHO) – SOLO DE VIOLA
Olá, seja bem vindo, seja bem vinda a mais uma aula aqui do Blogger. Professor Alex Stocco e a prosa aqui é sobre viola caipira! Hoje eu vou te explicar todo o passo a passo para você tocar o solo de viola da introdução do lindo pagode Com Deus Na Frente da dupla Tião Carreiro e Pardinho. Então fique comigo até o final dessa aula para que você não perca nenhum detalhe da explicação, pegue a sua viola e vamos lá!
SOLO DA INTRODUÇÃO – PARTE 1
Vou iniciar aqui dizendo que quase sempre nesse solo de viola, vamos ter um pequeno padrão, ou seja, antes de tocarmos nas casas apontadas na tablatura teremos o quinto par solto e em seguida o segundo par solto conforme a ilustração abaixo nos mostra:
Sempre toque o quinto par com o polegar e o segundo par com o dedo indicador da mão direita. Na sequencia teremos a casa 5 no quinto par e a casa 4 no quarto par. Feito isso repetimos novamente essas mesmas 4 notas. Depois iniciamos com o mesmo padrão de cordas soltas só que agora tocamos o quinto par na casa 7 e o quarto par na casa 5. Agora repetimos essas últimas quatro notas e após tocarmos o mesmo padrão de cordas soltas tocamos o quinto par na casa 7, o quarto par na casa 5, tocamos novamente no quarto par na casa 5, fazemos um arraste para a casa 7 e tocamos mais duas vezes na casa 7.
SOLO DA INTRODUÇÃO – PARTE 2
Nessa segunda parte vamos continuar com o mesmo padrão de cordas soltas feitos na primeira parte, só que agora esse padrão irá se repetir da mesma maneira até o final do solo da introdução veja na ilustração:
Bem, então tocamos o padrão e em seguida o quinto par na casa 9 e o quarto par na casa 7 e repetimos essas quatro notas. Agora seguimos com o padrão e tocamos o quinto par na casa 4 e o quarto par na casa 7. Novamente tocamos o padrão e tocamos o quinto par na segunda casa e o quarto par na casa 4. Fazemos o padrão e tocamos o quinto par na casa 5 e o quarto par na casa 4. Toca o padrão e posteriormente tocamos o quinto par na casa 4 e o quarto par na casa 2. Agora encerramos tocando o padrão e depois disso tocando o quinto e o quarto par solto, um par de cada vez.
EXPERIMENTE TAMBÉM TOCAR O SOLO DESSA FORMA:
Como o solo se repete por várias vezes nesse pagode de viola, podemos alternar tocando ele algumas vezes de uma forma abafada. Para conseguir tirar esse efeito basta encostar parte da lateral da mão direita no rastilho da viola, bem em cima do rastilho, dessa forma o solo vai soar abafado, mas cuidado para não pressionar demasiadamente as cordas, se fizer isso, pode ser que não saia som algum.
CONCLUINDO
Para concluir eu recomendo que você decore as partes do solo e aos poucos vá praticando as partes separadamente, em seguida tente juntar tudo. Agora eu gostaria de saber de você, conseguiu “pegar” esse solo? Foi muito fácil, muito difícil, também, se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão deixe nos comentários que eu estarei interagindo com você. Logo mais abaixo segue a cifra completa e a tablatura dessa música, um abraço e boas violas, valeu!
Deixe um comentário