Método Online De Viola Caipira

Quero Saber Mais!

VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES – 10 DICAS DE COMO COMEÇAR NA VIOLA

Escrito por Alex Stocco Viola
em novembro 2, 2022

Como tocar viola caipira

VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES – 10 DICAS DE COMO COMEÇAR NA VIOLA

Você chegou até aqui com a intenção de começar na viola mas encontra-se meio perdido? Fique tranquilo, pois você está no lugar certo. Primeiramente, eu gostaria de dizer que nesse artigo você vai obter informações muito valiosas sobre Viola Caipira Para Iniciantes – 10 dicas de como começar na viola.

Por outro lado, se você já toca viola, eu tenho certeza de que alguma ou algumas dessas dicas irão servir pra você também.

Assim também eu vou deixar pra você totalmente GRÁTIS um Ebook de viola para você baixar. Viola Caipira do Zero, clique na imagem e baixe agora mesmo!

Como tocar viola caipira

COMO TOCAR VIOLA CAIPIRA – INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar pra quem não sabe, a viola caipira é um instrumento musical que possui dez cordas divididas em cinco pares. Vale lembrar aqui que posicionamos os dedos da mão esquerda em cima de cada par, e não em cada corda.

Como tocar viola

Nesse sentido, outro ponto fundamental é que a viola possui a afinação aberta. Em outras palavras isso significa que ao tocarmos as cordas soltas, a sua afinação resulta em um acorde.

Existem várias formas de se afinar a viola caipira, a mais usada chama-se cebolão (Mi Maior). Ou seja, quando tocamos os pares soltos temos o acorde de mi maior, sem precisarmos acrescentar nenhum dedo da mão esquerda no braço da viola.

Se você ainda não sabe afinar a sua viola ainda, eu vou deixar um link para que você possa acessar uma aula que ensina como afinar a sua viola em Cebolão (Mi Maior).

Como Afinar Sua Viola (Cebolão Mi Maior)

Afinando a Viola

1º DICA: COMECE COM RITMOS FÁCEIS

À primeira vista pode ser que você esteja se perguntando, mas quais seriam esses ritmos fáceis? Fique tranquilo, pois eu vou deixar alguns deles listados abaixo:

TOADA

Como tocar viola caipira

CURURU

CATERETE LENTO

VALSA

GUARÂNIA

Como Tocar Viola Caipira

Todos esses ritmos listados acima são bem fáceis pra você começar na viola caipira. Além disso você poderá acessar uma aula específica te explicando todos esses ritmos clicando nos links abaixo.

Aprenda 4 Ritmos Fáceis na Viola Caipira

Como tocar viola caipira

Aprenda o ritmo do Cururu + Tutorial Nível Zero na Viola

Como tocar viola caipira

Por outro lado temos também o pagode de viola. Esse é um ritmo que eu não recomendo que você inicie com ele, mas eu tenho uma aula onde eu explico o passo a passo para um recortado bem básico.

PAGODE DE VIOLA – RECORTADO BÁSICO

Aprenda o Recortado Básico do Pagode de Viola Passo a Passo

Como tocar viola caipira

2º DICA – PRATIQUE ACORDES FÁCEIS

Assim como eu falei dos ritmos, começar na viola caipira com acordes fáceis irá facilitar a coordenação dos seus dedos da mão esquerda. Com o passar do tempo se você continuar praticando poderá partir para acordes mais difíceis. Veja abaixo alguns acordes fáceis:

Nesse ínterim pela ordem dos diagramas temos os acordes de Mi maior, Si com sétima, La maior, e Ré maior. Também deixei dois acordes fáceis menores que são o Fá sustenido menor e o Do sustenido menor.

Com esses acordes você já pode tocar um bocado de músicas. Além disso, no Ebook que eu recomendei que você baixe gratuitamente você vai encontrar um dicionário de acordes bem variados para a viola caipira, ou seja, isso é mais um grande motivo para você baixar o Ebook Viola Caipira do Zero.

3º DICA – PRATIQUE A MÃO DIREITA SEPARADO

Então quando você for “tirar” ou praticar um solo de viola, você precisa prestar atenção se existe alguma técnica usada na mão direita que se repete no solo.

Nesse meio tempo ao identificar qual seria essa técnica você deverá praticá-la separadamente. Por exemplo, no Pagode em Brasília obtemos um padrão, sendo o quinto par solto e duas batidas no primeiro e segundo par juntos por duas vezes.

Assim pra você conseguir assimilar o solo com mais facilidade é bem interessante você praticar somente a mão direita separada, conforme o exercício que eu deixei para você logo abaixo:

Depois que você já estiver com a mecânica da mão direita bem “treinada” aos poucos você pode ir acrescentando as notas na mão direita.

Da mesma forma você pode usar esse exercício tocando uma vez no quinto par, e ao invés de duas, uma vez no primeiro e segundo par juntos.

Existem várias músicas de viola que utilizam essa técnica, como Falou e Disse, Fim da Picada, Começo do Fim, e por aí vai.

Agora, vai um grande detalhe aí, a maioria dos solos contem partes que variam entre o padrão da mão direita e as notas da mão esquerda.

Em outras palavras o solo tem como base a técnica da mão direita e não por ele todo. Veja mais um exemplo de uma técnica de mão direita usada para os solos de Faca que Não Corta e Nove e Nove.

Assim também você deverá tocar o quinto par com o polegar, duas vezes no quarto par com o polegar e uma vez no segundo par com o dedo indicador.

E ainda pra fechar essa parte eu vou deixar mais um exercício muito válido para a mão direita. Toque o terceiro e o quarto par ao mesmo tempo com o polegar, em seguida toque o segundo par com o dedo indicador e por fim o quinto par novamente com o polegar, veja:

4º DICA – APRENDA A LER TABLATURAS

Juntamente com as técnicas, os acordes, as escalas e os ritmos, a tablatura é uma ferramenta que vai te socorrer em vários momentos.

Até mesmo quando você estiver assistindo uma aula em vídeo, por exemplo. Além disso conforme você for estudando com a tablatura, você irá adquirindo facilidade na sua leitura e como resultado vai chegar um momento que apenas com a tablatura você vai conseguir “tirar” seus solos favoritos.

Contudo naquela aula sobre o ritmo do Cururu que eu deixei acima você também vai encontrar uma explicação básica sobre a tablatura. Mas eu vou deixar uma outra aula que eu tenho aqui explicando sobre isso.

Clique Aqui para aprender o básico sobre a tablatura para a viola caipira.

Como tocar viola caipira

VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES – 5º DICA – COMECE COM MÚSICAS FÁCEIS

A princípio, sempre que a gente começa na viola, o maior objetivo é tocar aqueles lindos pagodes com aqueles solos cheios de técnicas.

Nesse sentido existe toda uma metodologia para se chegar lá. É como estudar na escola, passamos pelo primário, ensino fundamental, médio etc…

Do mesmo modo funciona na viola. É necessário que se adquira conhecimentos prévios para que você não se frustre e acabe desistindo.

Então é por isso que se deve iniciar com músicas fáceis. Eu vou deixar algumas aulas de exemplo aqui sobre algumas músicas que eu recomendo que você comece na viola.

Clique Aqui e Acompanhe a aula da música Chalana.

Chalana na viola fácil

Clique Aqui e Acompanhe a aula da música Velha Porteira.

Acompanhe a aula da música Beijinho Doce Clicando Aqui

A Vaca Já Foi Pro Brejo Clique aqui para Acompanhar essa aula

Esse foram alguns exemplos, ainda assim você pode estar pesquisando outras músicas aqui no site. Geralmente título da aula já está descrevendo que é fácil.

VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES – 6º DICA – USE PLAYBACKS

Em primeiro lugar quando eu falo use playbacks, não pense em algo muito sofisticado, pense em algo mais simples.

Uma simples base de violão para acompanhar o seu solo já é suficiente. Em outras palavras ao acrescentar mais essa ferramenta nos seus estudos vai forçar você a tocar no tempo correto da música.

Agora eu vou listar abaixo algumas aulas aqui do meu site onde você poderá encontrar alguns playback para acompanhar seus solos.

Basta que você clique nas imagens para ser direcionado para cada aula. Chegando na aula desejada role até o final do artigo e clique no link onde vai estar escrito playback.

como tocar viola caipira

Posteriormente caso você queira, você poderá estar procurando por outras aulas que possuem playbacks aqui nesse site mesmo, mas é claro, você vai ter que gastar um tempinho para encontrá-las.

Contudo, é necessário que você primeiro aprenda a tablatura do solo, depois também é preciso que você o memorize e em seguida pratique mais lento.

Depois que você já tiver passado por todas essas etapas tente tocar no tempo normal. Somente depois disso use o playback para te acompanhar.

VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES – 7º DICA – MONTE UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Antes que eu possa falar dessa 7º dica eu gostaria de dizer para você, que sempre deixe a sua viola “desensacada”, afinada, e com todas as cordas. A não ser que você não pretenda usa-la por um certo período de tempo.

Isso vai evitar que te dê uma certa preguiça de tirar a sua viola da capa, ou da caixa, ou até mesmo trocar alguma corda que eventualmente poderia estar faltando, ou também vai evitar aquele pensamento “Queria praticar mas minha viola está toda desafinada”.

Agora vamos supor que você tenha 30 minutos para praticar todos os dias. Poderíamos organizar seu tempo da seguinte forma, por exemplo:

  • 5 Minutos – Pratique o ritmo da música que você pretende tocar;
  • 5 Minutos – Pratique os acordes da música, dedique mais tempo nos acordes que você possui mais dificuldade;
  • 10 Minutos – Pratique o solo da música que você pretende tocar;
  • 10 Minutos – Pratique a cifra completa com o solo, o ritmo, acordes. Pode ser mais lento, posteriormente você poderá ir aumentando a velocidade.

Nesse sentido vale lembrar que você deverá administrar seu tempo de acordo com a sua necessidade. Em outras palavras, se você já conhece bem o ritmo, então diminua o tempo de estudo do ritmo e aumente o tempo de estudo do solo por exemplo.

Essa dosagem vai ficar ao seu critério. Assim ao invés de gastar 5 minutos praticando o ritmo, aumente para 15 minutos o tempo para praticar o solo, ou vice versa.

8º DICA – APRENDA BEM UMA LIÇÃO PARA DEPOIS IR PARA OUTRA

À primeira vista, conforme eu já disse anteriormente quando a gente começa na viola o nosso sonho é chegar a tocar aqueles pagodes lindos e cheio de técnicas sofisticadas.

Em contra partida é necessário começarmos pelo mais fácil pra somente depois ir aumentando o nível de dificuldade das músicas, e isso eu também já disse.

Agora é que vem a sacada. Para você entender como começar na viola caipira da maneira correta, você deve entender que muitas vezes uma música ou uma lição irá te dar um “degrauzinho” para você “pegar” a próxima.

Então se a gente começa a pular muitas etapas, quando chegar uma música mais difícil você não vai estar estruturado para tocá-la e possivelmente terá que voltar em uma lição anterior pra depois criar a estrutura necessária para seguir em frente. (Assista o vídeo no final para entender o exemplo dessa dica).

VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES – 9º DICA – PRATIQUE ESCALAS

Assim como eu já falei que os acordes, ritmos, tablaturas etc.. São muito importantes, no quesito de como tocar viola caipira, ao você praticar as escalas vai facilitar muito na hora de memorizar os solos de viola.

Ou seja, quanto mais escalas você souber na viola, mais fácil será pra você aprender os seus solos favoritos na viola caipira.

Dessa forma logo abaixo eu vou deixar uma escala de mi maior no terceiro e quarto par, usando aquela última técnica de mão direita da dica número 3. Pratique essa escala com essa técnica e depois deixe nos comentários se você conhece algum solo que contem essa escala.

Como tocar viola caipira

VIOLA CAIPIRA PARA INICIANTES – 10º DICA – COLOCAR TUDO EM PRÁTICA

Acima de todo esse conteúdo abordado ao longo desse artigo, de nada irá adiantar se você efetivamente não colocar tudo isso em prática.

Daqui pra frente você tem dois caminhos a seguir. O primeiro é se organizar por conta própria, pesquisar, definir seu conteúdo e seguir todas essas dicas.

Por outro lado eu conheço muitos violeiros que necessitam de um direcionamento mais detalhado e é aí que entra o segundo caminho.

Adquira um bom curso de viola caipira online. Ao contrário de que muitas pessoas pensam, um professor ele corta os caminhos dos seus estudos, ou seja, praticamente você vai encontrar tudo pronto, basta seguir os passos das aulas.

Por exemplo, se eu demorei mais de 10 anos para saber o que eu sei hoje, sem contar os outros 32 anos como guitarrista e violonista, se você efetivamente colocar em prática o que eu tenho pra te oferecer, você poderá aprender tudo isso em bem menos tempo.

E é por isso que eu te convido a conhecer o meu Método de Viola Caipira Online. Lá você já começa com músicas fáceis, uma música vai te dar um degrau para a próxima e quando você perceber já estará tocando aqueles lindos pagodes com aqueles solos maravilhosos.

Além disso você terá acesso aos playbacks, escalas, teoria na prática, campo harmônico, material em PDF, variações de recortado de viola, arpejos, BÔNUS EXCLUSIVOS e muito mais.

Então se você está começando na viola e encontra-se meio perdido, eu já te dei um norte, mas se você quiser Aprender o Passo a Passo Completo de Como Tocar Viola Caipira Clique Aqui que você ainda vai me agradecer por isso. Te vejo lá, boas violas!

COMO TOCAR VIOLA CAIPIRA – VÍDEO AULA

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.

Aprenda a Tocar Viola Caipira do Zero

Coloque seu nome e email e baixe agora o E-book Viola Caipira do Zero

Aprenda a fazer os acordes na viola

Explicação da Tablatura

Algus Ritmos

Dicionário de acordes

10 Músicas Fáceis na Viola Com Solos

Clique Nos Links E Acesse Aos Vídeos...

Os seus dados estão protegidos