O VAQUEIRO – SOLO DE VIOLA
Olá, eu sou o Professor Alex Stocco e nesse artigo eu vou te ajudar na moda O Vaqueiro – Solo de Viola. E ainda no final desse artigo eu deixei o PDF pra você baixar gratuitamente.
Além disso vale lembrar que essa é uma aula pra quem já possui um conhecimento básico na viola. Sobretudo, caso você esteja iniciando agora eu vou te ajudar também.
Logo abaixo eu deixei um Ebook pra você baixar grátis com toda a explicação básica da viola caipira. Esse Ebook chama-se 30 Músicas Cifradas De Tião Carreiro.
E ainda, além das 30 músicas cifradas você terá todas as tablaturas dos solos. E além do mais, dentro dele você poderá clicar nos links para assistir todas as aulas em vídeo.
Portanto, se você já gostou de tudo isso, garanta logo o seu clicando na imagem abaixo, pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
Em primeiro lugar a minha viola está afinada em Cebolão (Mi maior) e o tom dessa música é Si maior. Contudo esse arranjo também vai servir para a afinação em Cebolinha Ré ou Mi bemol.
Todavia, se você ainda possui alguma dificuldade em diferenciar essas afinações, Clique Aqui e confira uma aula no Site Viola Viva onde eu explico sobre isso.
O VAQUEIRO – SOLO DE VIOLA
PRIMEIRA PARTE:
- 1 – Inicie tocando o quinto par solto e em seguida toque no segundo par solto com o dedo indicador da mão direita. Aliás, toque sempre o segundo par solto com o dedo indicador;
- Depois toque no quinto par nas casas dois e quatro e ainda toque o quarto par solto e no segundo par solto;
- Posteriormente toque no quarto par na casa um, e depois na casa dois. Toque novamente na casa dois fazendo um arraste até a casa nove e toque mais duas vezes na casa nove;
- 2 – Agora, no terceiro par toque na casa sete, faça um ligado para a casa oito e toque na casa sete e no quarto par toque na casa nove e depois na casa sete;
- Logo depois toque no segundo par solto e no quarto par toque nas casas seis, quatro e dois, toque novamente no segundo par solto e ainda no quinto par na quarta casa e no quarto par na casa dois.
SEGUNDA PARTE:
- 1 – Agora toque no segundo par fazendo um ligado da casa dois para a casa quatro e toque novamente na casa dois. Já no terceiro par toque na casa três e logo depois na casa dois;
- Posteriormente toque no segundo par solto e no quarto par toque nas casas quatro, dois e no quarto par solto. Depois disso toque no segundo par solto e no quinto par nas casas quatro e dois;
- 2 – Em seguida toque no segundo par fazendo um ligado para a casa dois e depois toque no segundo par solto. Toque no terceiro par na segunda casa e no terceiro par solto;
- Imediatamente já toque no segundo par solto. Depois disso, toque no quarto par na segunda casa e no quarto par solto. Já no quinto par toque na quarta casa e ainda no segundo par solto;
- Termine essa parte tocando no quinto par na segunda casa e no quinto par solto.
TERCEIRA PARTE
- 3 – Inicie a parte final do solo de viola – O Vaqueiro tocando no quinto par na quarta casa. Agora no quarto par, toque na segunda casa e na quarta casa;
- Em seguida, toque novamente na casa dois e ligue até a casa quatro retornando até a casa dois com apenas um toque;
- Logo depois, no quinto par toque na casa quatro e faça um arraste até a casa sete. E então toque no quarto par na casa seis e no terceiro par na casa cinco arrastando até a casa oito e toque na casa sete;
- Para terminar, vamos fazer alguns harmônicos no traste da casa sete. São harmônicos na tonalidade de Si maior. Toque separadamente do quarto par para baixo;
- Em outras palavras toque no traste da casa sete no quarto, terceiro, segundo e no primeiro par. Um par de cada vez.
O VAQUEIRO – ACORDES E RITMO
ACORDES:
Conforme você pode observar na ilustração acima, são apenas três acordes usados na moda O Vaqueiro, que aliás eu esqueci de dizer que a canção é de Goiano e Paranaense.
Então seguem os nomes dos acordes na sequência da imagem: Si maior de pestana (Casa 7), Fá Sustenido com Sétima e Mi maior (Solto).
RITMO:
Já o ritmo usado é um Cururu. Toca para baixo, para cima, para baixo novamente e arrasta. Pode também abafar ao final da primeira descida que vai dar certo. Veja a explicação no vídeo ao final desse artigo.
CONCLUSÃO
Em conclusão, conforme você pôde ter percebido, esse é um solo que vai exigir um pouco de prática para que você consiga juntar todos os pequenos trechos.
Pra quem já me acompanha aqui a mais tempo, já sabe que eu sempre recomendo que se pratique cada pequeno trecho separadamente.
E também, que comece ajuntas os trechos somente depois que você já estiver com o solo totalmente memorizado. E além disso, em um andamento mais lento.
Acelere aos poucos para que você não atropele nenhuma nota. Essa é a grande sacada. Se você gostou desse tipo de didática e deseja se aperfeiçoar na viola conheça o Curso Online Viola Caipira Descomplicada.
Nesse curso, você pode iniciar totalmente do zero, ou caso pretenda evoluir de uma forma pensada na construção do conhecimento esse curso vai te ajudar também.
Nele além de você encontrar um repertório todo pensado na sua evolução, você também vai encontrar escalas, arpejos, contracantos, dicas pra tocar de ouvido, variações do recortado do pagode e muito mais!
Em outras palavras, você vai ter tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro e fazer muito sucesso nas suas rodas de viola. Clique na imagem abaixo para conhecer.
Agora veja o que alguns sites renomados estão comentando sobre o Viola Caipira Descomplicada.
Música e Arte – Os Top Melhores Cursos Online de Viola Caipira 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale A Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação?
Clique onde está em azul e confira você mesmo!
Deixe um comentário