A VIOLA E A PESCARIA – INTRODUÇÃO
Saudações caipiras aí violeiro. Eu sou o Professor Alex Stocco e hoje eu vou explicar A Viola e a Pescaria – Introdução.
Mais precisamente, nessa aula eu vou te passar o solo da introdução desse lindo Cururú Piracicabano de Goiano e Paranaense.
E já de antemão eu te digo que para que você aproveite melhor tudo isso, é necessário que você já possua um conhecimento básico na viola.
No entanto, pra você que está começando agora, eu deixei pra você baixar Gratuitamente o Ebook 30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro.
Nesse Ebook você vai encontrar toda a explicação básica da viola. Além do mais as cifras com as tablaturas dos solos.
E além disso, uma grande novidade. Clique nos links dentro dele pra você assistir a cada aula em vídeo. Então, se você gostou de tudo isso garanta logo o seu, pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
Clique na imagem abaixo, faça seu cadastro e receba no E-mail. Não esqueça de conferir na sua caixa de spam.
Bem, em primeiro lugar o tom da música A Viola e a Pescaria que eu vou explicar a introdução está em Mi maior.
Além disso, esse arranjo está para a afinação de Cebolão (Mi maior), mas também vai servir tanto para a afinação de Cebolinha Ré ou Mi bemol.
Ainda assim, se você quiser entender mais sobre a diferença entre essas afinações Clique Aqui e acesse uma aula no Site Viola Viva onde eu explico mais sobre isso.
SOLO DA INTRODUÇÃO – A VIOLA E A PESCARIA
E antes de mais nada, eu dividi esse solo da introdução em algumas partes para que ficasse mais fácil de você entender. Agora siga as orientações abaixo.
PRIMEIRA PARTE – INTRODUÇÃO
- 1 – Vamos iniciar tocando no quinto par solto. Depois disso, todas as próximas notas são tocadas no terceiro e no primeiro par ao mesmo tempo;
- Toque no terceiro par com o polegar e no primeiro par com o dedo indicador. Sendo assim, toque nas casas oito e nove, depois os dois nas casas sete e ainda nas casas cinco;
- Em seguida toque no quinto par solto e depois nas casas três e quatro e ainda nas casas um e três;
- 2 – Agora toque no quinto par solto, depois os dois nas casas sete, e ainda, nas casas cinco e também nas casas três e quatro;
- Logo depois, toque no quinto par solto. Feito isso, toque nas casas um e dois e toque também no terceiro e no primeiro par solto;
- Posteriormente toque no quinto par solto, e depois nas casas três e quatro, um e dois e toque no terceiro e no primeiro par solto;
- Em seguida toque no quinto par solto, depois no segundo par solto (Com o dedo indicador), no quinto par na segunda casa e ainda no quinto par solto.
SEGUNDA PARTE – INTRODUÇÃO
- 1 – Inicie tocando no quinto par solto e depois no segundo par solto. Sempre quando o segundo par estiver solto toque com o dedo indicador;
- Agora, toque no quinto par na segunda casa e no quinto par na quarta casa. Toque também no quarto par solto e no segundo par solto;
- Em seguida, toque no quarto par na primeira casa, depois na segunda casa e toque novamente na segunda casa fazendo um arraste até a casa sete. Feito isso, toque no segundo par solto;
- Logo depois, toque no quarto par na casa nove, depois, no terceiro par na casa sete e depois na casa oito. Além disso, toque no segundo par solto e no terceiro par toque na casa dez e depois na casa oito;
- 2 – Agora toque ao mesmo tempo no quinto par solto e no quarto par na segunda casa fazendo um arraste até a casa sete. Depois disso, toque no quarto par mais duas vezes na casa sete;
- Em seguida, toque no quinto par solto e depois na casa dois. Toque agora no quarto e quinto par nas casas dois e quatro e também nas casas quatro e cinco;
- Termine fazendo um harmônico no traste da décima segunda casa nos pares de cima.
TERCEIRA PARTE – INTRODUÇÃO
- Pra terminar o solo vamos fazer a variação do Cururú Piracicabano;
- Toque em todos os pares para baixo e depois para cima;
- Agora toque ao mesmo tempo, no terceiro par na terceira casa, no quarto par na quarta casa e no quinto par solto;
- Logo depois, toque no quarto par na segunda casa e no quinto par na quarta casa;
- Em seguida inverta. Toque no quarto par na quarta casa e no quinto par na segunda casa;
- Agora inverta novamente. Toque no quarto par na segunda casa e no quinto par na quarta casa. Termine tocando nas casas quatro e cinco.
CONCLUSÃO
Em conclusão, é o que eu sempre digo. Pratique cada pequeno trecho separadamente. Junte tudo quando o solo estiver totalmente memorizado.
Depois que você seguir esses passos, vá acelerando aos poucos. O importante é não “atropelar” nenhuma nota e também conseguir tirar um som bem claro do instrumento.
Ainda assim, eu quero lembrar que essa música, A Viola e a Pescaria, possui um segundo solo que também é muito lindo.
Sendo assim, se você quiser que eu faça uma aula de viola tratando desse tema , deixe nos comentários. Conforme a demanda eu posso trazer esse tema aqui para o blog.
Agora, se você gostou desse tipo de didática usada nessa aula, venha conhecer o Curso Online Viola Caipira Descomplicada.
Esse curso vai servir tanto para você que é iniciante quanto para você que já toca viola caipira. Além de você poder contar com todo um repertório pensado na evolução, você vai encontrar conteúdos como:
- 11 Módulos;
- + de 120 Vídeo Aulas;
- Variações do Recortado do Pagode;
- Escalas;
- Arpejos;
- Dicas Para Tocar de Ouvido;
- Dicas Para Tocar Com o Metrônomo;
- Campo Harmônico;
- Contracantos;
E muito, mais muito mais…Em outras palavras, você vai encontrar tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro. E tem mais:
- Bônus;
- Material em PDF;
- Playbacks;
- Acesso Vitalício;
- Garantia;
Para saber mais, clique na imagem abaixo. Agora veja o que alguns sites super bem conceituados estão comentando sobre esse curso. Clique onde está em Azul e confira você mesmo!
Música e Arte – Tops Melhores Cursos De Viola Caipira Online 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação? Cuidado!
Deixe um comentário