MORADIA (TIÃO CARREIRO – SOLO DE VIOLA
Olá, eu sou o Professor Alex Stocco e a prosa aqui é viola caipira. Hoje eu vou explicar sobre a moda Moradia (Tião Carreiro) – Solo de Viola.
A princípio eu vou explicar o solo de viola da introdução dessa canção. Mas por outro lado, no final desse artigo eu vou deixar a cifra pra você baixar Grátis!
O solo de viola dessa introdução é pra ser bem fácil. Apesar disso, é muito importante que você já possua um conhecimento básico no instrumento.
Entretanto, se esse não for o seu caso, eu vou deixar o Ebook 30 Músicas Cifradas de Tião Carreiro para você baixar Gratuitamente.
Nesse Ebook você vai encontrar toda a explicação básica da viola, trinta músicas cifradas com as tablaturas dos solos e também uma grande novidade.
Dentro dele você poderá clicar nos links para assistir as aulas em vídeo. Então, se você já gostou da ideia, garanta logo o seu clicando na imagem abaixo. Pois eu não sei até quando vai ficar disponível.
Além disso, vale destacar que esse arranjo foi feito para a afinação de Cebolão (Mi maior), de modo que também vai servir tanto para a afinação de Cebolinha Ré, ou Mi bemol.
Ainda assim, se você precisar saber mais sobre a diferença entre essas afinações, Clique Aqui e confira uma aula no Site Viola Viva onde eu esclareço várias dúvidas e curiosidades sobre isso.
MORADIA (TIÃO CARREIRO) – SOLO DE VIOLA
Em primeiro lugar, eu quero falar um pouco sobre o tom da música e também do solo de viola. Pois bem, eu escrevi esse solo na tonalidade de Mi maior.
Sobretudo, se você ouvir a gravação original com a sua viola afinada em Mi, vai perceber que o tom original da canção Moradia é Dó sustenido.
Entretanto, isso nos leva a crer que a viola usada por Tião Carreiro poderia estar afinada em Mi bemol, ou seja, meio tom abaixo.
Dessa forma, podemos concluir que o tom da música original é Dó maior. E ainda, eu já vi vários violeiros tocando esse solo de diversas formas diferentes.
No meu caso, eu resolvi transpor esse solo para Mi maior para poder usar um quinto par para preencher no nosso solo de viola. Dito isso, vamos a explicação.
PRIMEIRA PARTE – SOLO DE VIOLA | MORADIA
- De acordo com a tablatura, vamos tocar um padrão sendo que, o quinto par solto é tocado com o dedo polegar e os dois primeiros pares com os dedos indicador e médio da mão direita;
- Dessa forma, inicie tocando o quinto par solto e nos pares de baixo, quase sempre duas vezes. Assim, toque nas casas onze e doze;
- Em seguida, toque no quinto par e nas casas nove e dez. Depois toque no quinto par e nas casas sete e nove. Toque também no quinto par e nas casas quatro e cinco;
- Posteriormente, toque no quinto par e nas casas sete e nove. Toque também no quinto par e depois nas casas cinco e sete;
- Para finalizar essa primeira parte, toque no quinto par de nas casas sete e nove. Então, faça um ligado apenas no primeiro par da casa sete para a casa nove;
- Vale destacar aqui nesse ligado da parte final, que você deve manter os dedos no mesmo lugar, e quando ligar para a casa nove, puxe a corda para baixo, soltado para soar a casa sete novamente;
- Isso fará com que o som do ligado pareça com maior clareza.
SEGUNDA PARTE – SOLO DE VIOLA | MORADIA
- Observe agora a tablatura. Veja que o solo nessa segunda parte é tocado de maneira idêntica a da primeira parte, até quando aparecem as casas cinco e sete;
- Em outras palavras, é somente o final que vai ficar diferente;
- Sendo assim, depois das casas cinco e sete, toque no quinto par solto e em seguida toque nas casas quatro e cinco;
- Agora toque no primeiro par na casa quatro e arraste até a casa nove. Chegando na casa nove, toque mais três vezes.
TERCEIRA PARTE – MORADIA | SOLO DE VIOLA
Para finalizar o solo de viola da música Moradia de Tião Carreiro, faça esses dois acordes. O primeiro é um acorde de Si com Nona e o segundo é um acorde de Mi com Sexta.
Na verdade eu não tenho absoluta certeza de que sejam esses acordes. Mas, como o solo termina na casa nove, mais precisamente na nota de Dó Sustenido, eu desenvolvi uma ideia.
Me parece que nessa parte, a última nota do solo (Dó Sustenido) continua soando. Então essa nota é uma nona do acorde de Si, e também uma Sexta do acorde de Mi. Essa foi a minha conclusão sobre.
CONCLUSÃO
Em conclusão, essa aula tratou de um tema bem específico: Moradia (Tião Carreiro e Pardinho) – Solo de Viola. Se você gostou desse tipo de didática, venha conhecer o Curso Online Viola Caipira Descomplicada.
Esse curso vai servir tanto para você que é iniciante quanto para você que já toca viola caipira. Além de você poder contar com todo um repertório pensado na evolução, você vai encontrar conteúdos como:
- 11 Módulos;
- + de 120 Vídeo Aulas;
- Variações do Recortado do Pagode;
- Escalas;
- Arpejos;
- Dicas Para Tocar de Ouvido;
- Dicas Para Tocar Com o Metrônomo;
- Campo Harmônico;
- Contracantos;
E muito, mais muito mais…Em outras palavras, você vai encontrar tudo o que você precisa para se tornar um verdadeiro violeiro. E tem mais:
- Bônus;
- Material em PDF;
- Playbacks;
- Acesso Vitalício;
- Garantia;
Para saber mais, clique na imagem abaixo. Agora veja o que alguns sites super bem conceituados estão comentando sobre esse curso. Clique onde está em Azul e confira você mesmo!
Música e Arte – Tops Melhores Cursos De Viola Caipira Online 2024;
Produtos Nota Dez – Viola Caipira Descomplicada, vale a pena comprar?
Vale a Pena Mesmo – Viola Caipira Descomplicada, é bom ou é enganação? Cuidado!
Deixe um comentário